Desempenho dos serviços de saúde na atenção à tuberculose na estratégia de saúde da família [Health service performance in tuberculosis care in the Family Health Strategy] [Rendimiento de los servicios de salud en la atención a la tuberculosis en la estrategia de salud de la familia]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.31643

Palavras-chave:

Enfermagem, Tuberculose, Gestão em saúde, Saúde da família

Resumo

Objetivo: avaliar o desempenho dos serviços de saúde na atenção à tuberculose, na percepção das equipes da estratégia saúde da família. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado com 210 profissionais das equipes da estratégia de saúde da família de uma área de planejamento do Rio de Janeiro. Foi aplicado o questionário PCATool – tuberculose, no período de agosto a novembro de 2015. Os dados foram tratados e analisados, no programa epi info versão 7.1.5. Projeto aprovado no comitê de ética em pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery e da Secretaria Municipal de Saúde. Resultados: observou-se que para o diagnóstico de tuberculose o desempenho das unidades foi razoável e para o tratamento o resultado foi satisfatório. Conclusão: o desempenho dos serviços de saúde apresenta fragilidades e atende parcialmente a clientela.

ABSTRACT 

Objective: to evaluate health service performance in tuberculosis care as perceived by family health strategy teams. Methods: in this quantitative, cross-sectional study, the PCATool-tuberculosis was applied between August and November 2015, to 210 professionals from family health strategy teams in a planning area in Rio de Janeiro. Data were processed and analyzed using Epi Info software, version 7.1.5. The project was approved by the research ethics committees of the Anna Nery School of Nursing and Municipal Health Secretariat. Results: the units’ performance was observed to be reasonable in tuberculosis diagnosis, and satisfactory in treatment. Conclusion: health service performance displays weaknesses and meets client needs partially.

RESUMEN

Objetivo: evaluar el rendimiento de los servicios de salud en la atención a la tuberculosis, bajo la percepción de los equipos de la estrategia de salud de la familia. Método: estudio transversal de abordaje cuantitativo, realizado junto a 210 profesionales de los equipos de la estrategia de salud de la familia de un área de planificación de Río de Janeiro. Fue aplicado el cuestionario PCATool –tuberculosis, en el periodo de agosto a noviembre de 2015. Los dados fueron tratados y analizados en el programa epi info versión 7.1.5. Proyecto aprobado en el comité de ética en investigación de la Escuela de Enfermaría Anna Nery y de la Secretaría Municipal de Salud. Resultados: se verificó que, para el diagnóstico de tuberculosis, el rendimiento de las unidades fue adecuado y, para el tratamiento de los resultados, fue satisfactorio. Conclusión: el rendimiento de los servicios de salud presenta fragilidades y atiende parcialmente la clientela.

Biografia do Autor

Keidi Vianna Benetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda Deotº de Enfermagem Saúde Pública - Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ

Celia Regina da Silva Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, Mestre pela Escola de enfermagem Anna Nery,Doutoranda pelo Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva, da Escola de Enfermagem Anna Nery.

Pedro Miguel Diniz Parreira, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Pesquisador colaborador do núcleo de pesquisa em saúde coletiva do Departamento de enfermagem de saúde pública da Escola de enfermagem Anna Nery, UFRJ,Brasil.Docente da Escola Superior de enfermagem de Coimbra. Coimbra, Portugal.

Maria Yvone Chaves Mauro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular da Escola de Enfermagem Anna Nery aposentada e professora titular da faculdade de enfermagem da UERJ. Pesquisadora de saúde pública e saúde do trabalhador.Presidente da ANENT -associação nacional de enfermeiros do Trabalho-seção RJ

Maria Helena do Nascimento Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ.

Sheila Nascimento Pereira de Farias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

líder no CNPQ do grupo de pesquisa do núcleo de pesquisa de enfermagem de saúde coletiva. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador do departamento de enfermagem de saúde pública da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. 

 

Publicado

01.09.2018

Como Citar

Benetti, K. V., Medeiros, C. R. da S., Parreira, P. M. D., Mauro, M. Y. C., Souza, M. H. do N., & Farias, S. N. P. de. (2018). Desempenho dos serviços de saúde na atenção à tuberculose na estratégia de saúde da família [Health service performance in tuberculosis care in the Family Health Strategy] [Rendimiento de los servicios de salud en la atención a la tuberculosis en la estrategia de salud de la familia]. Revista Enfermagem UERJ, 26, e31643. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.31643

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa