Retrato dos cursos de graduação em enfermagem no estado do Rio de Janeiro [Portrait of undergraduate nursing courses in Rio de Janeiro State] [Cuadro de los Cursos de Pregrado en Enfermería en el Estado de Río de Janeiro]

Autores

  • Luiza Mara Correia Doutora em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: luimara.uerj@gmail.com.
  • Lígia de Oliveira Viana Doutora em Enfermagem. Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ricardo de Matos Russo Rafael Doutor em Ciências. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Elizabeth Teixeira Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Único. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Manuela Vila Nova Cardoso Doutora em Enfermagem. Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.28358

Palavras-chave:

enfermagem, educação superior, bacharelado em enfermagem, educação em enfermagem, educação a distância.

Resumo

Objetivo: analisar a distribuição espacial dos Cursos de Graduação em Enfermagem no Estado do Rio de Janeiro e suas características político-expansionistas, político-organizacionais, político-pedagógicas e político-avaliativas. Método: trata-se de estudo do tipo ecológico, utilizando como unidade de análise o Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu no período de novembro de 2015 a julho de 2016. A análise ocorreu com auxílio dos softwares Stata SE 13 e Quantum Gis 2.0. Resultados: evidencia-se que 67,8% dos cursos presenciais estão localizados na região metropolitana, sendo três cursos públicos. Situação similar (59,4%) ocorre com a distribuição dos polos de ensino a distância. Conclusão: a lógica expansionista dos cursos de graduação no Estado aparentemente resultou na hegemonia privada e concentrada em grandes centros urbanos. Este cenário tende a configurar um ensino superior de Enfermagem naturalizado em espaços educacionais híbridos e pautados pela lógica produtivista, marginalizando os princípios da formação profissional.

ABSTRACT

Objective: to analyze the spatial distribution of undergraduate nursing courses in Rio de Janeiro State and their policies for expansion, organization, education and assessment. Method: this ecological study took Rio de Janeiro State as its unit of analysis. Data were collected from November 2015 to July 2016 and analyzed using Stata SE 13 and Quantum Gis 2.0 software. Results: 67.8% of in-person courses were situated in the metropolitan region, and three were public. A similar situation was found with the distribution of distance learning hubs (59.4%). Conclusion: the expansionist logic behind undergraduate courses in the state has apparently resulted in a private hegemony concentrated in large urban centers. This scenario tends to constitute a higher education in nursing that has become naturalized in hybrid educational spaces modeled on a productivist rationale, thereby marginalizing the principles of vocational training.

RESUMEN

Objetivo: analizar la distribución espacial de los Cursos de Pregrado en Enfermería en el Estado de Río de Janeiro y sus características político- -expansionistas, político-organizacionales, político-pedagógicas y político-evaluativas. Método: se trata de un estudio del tipo ecológico, utilizando como unidad de análisis el Estado de Río de Janeiro. La recolección de datos tuvo lugar en el período de noviembre de 2015 a julio de 2016. El análisis se hizo con la ayuda de los softwares Stata SE 13 y Quantum Gis 2.0. Resultados: se evidencia que el 67,8% de los cursos presenciales se encuentran en la región metropolitana, siendo tres cursos públicos. Situación similar (el 59,4%) ocurre con la distribución de los polos de enseñanza a distancia. Conclusión: la lógica expansionista de los cursos de pregrado en el Estado aparentemente resultó en la hegemonía privada y concentrada en grandes centros urbanos. Este escenario tiende a configurar una pregrado en Enfermería naturalizado en espacios educativos híbridos y pautados por la lógica productivista, marginando los principios de la formación profesional.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.28358

 

Biografia do Autor

Luiza Mara Correia, Doutora em Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: luimara.uerj@gmail.com.

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Habilitação em Enfermagem Obstétrica (1987) Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curso de Especialização em Enfermagem da Mulher e Obstetrícia Social da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora de Ensino de Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004-2008). Vice-diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008-2012). Diretoria de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem - RJ, 2010–2013. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Enfermagem – RJ, 2011–2014. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher: e Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem obstétrica, saúde da mulher, história de enfermagem, ensino/educação em enfermagem, consulta de enfermagem pré-natal e pós-parto, currículo. Membro do Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem (NUPESEnf). Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem (RIIEE), Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

30.04.2017

Como Citar

Correia, L. M., Viana, L. de O., Rafael, R. de M. R., Teixeira, E., & Cardoso, M. M. V. N. (2017). Retrato dos cursos de graduação em enfermagem no estado do Rio de Janeiro [Portrait of undergraduate nursing courses in Rio de Janeiro State] [Cuadro de los Cursos de Pregrado en Enfermería en el Estado de Río de Janeiro]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e28358. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.28358

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa