Protocolos de enfermagem: motivação e metodologia no processo de construção compartilhada [Nursing protocols: motivation and methodology in the shared construction process]

Autores

  • Marcia Cristina Cid Araújo Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Faculdade de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques.
  • Sonia Acioli Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Mercedes Neto Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alex Simões de Mello Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Paula Soares Brandão Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.27339

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde pública, protocolo

Resumo

Objetivo: entender a motivação e as estratégias metodológicas de construção compartilhadade protocolos de enfermagem. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizando análise documental, em 2016.As fontes foram os documentos dos processos de construção dos protocolos arquivados no Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ). Utilizou-se a análise temática de conteúdo de Bardin. Aprovação pelo Comitê de Ética da instituição,Parecer 1.508.499.Resultados: a análise apontou como fator facilitador do processo de construção de protocolos: a motivação dos profissionais envolvidos, as estratégias metodológicas de construção coletiva, adequação dos protocolos às necessidades regionais, e participação dos enfermeiros da gestão e da assistência propiciandoreflexão e contribuindo para maior segurança nas ações dos enfermeiros na atenção básica. Conclusão: a construção coletiva, a adequação dos protocolos às realidades regionais e a troca de experiências foram apontadas pelos entrevistados como fatores motivacionais para o estudo, a reflexão e a incorporação de mudanças às práticas de cuidado.

ABSTRACT

Objective: to understand the motivation and methodological strategies for shared construction of nursing protocols. Method: qualitative, descriptive study using documentary analysis. The sources were the protocol construction process documents filed with Rio de Janeiro Regional Board of Nursing. Thematic content analysis was used. The study was approved by the ethics committee (Protocol #1.508.49). Results: the analysis indicated that the factors facilitating the protocol construction process were: the motivation of the professionals involved, the methodological strategies for collective construction, the protocols’ being suited to regional needs, and nurses’ participation in management and care, facilitating reflection and contributing to safer actions by nurses in primary care. Conclusion: interviewees pointed to collective construction, adaptation of protocols to regional realities, and exchange of experience as factors motivating study, reflection and introduction of changes in care practices.

RESUMEN

Objetivos: entender la motivación y las estrategias metodológicas de construcción compartida de protocolos de enfermería. Método: estudio descriptivo de enfoque cualitativo, utilizando análisis documental, en 2016. Las fuentes fueron los documentos de los procesos de construcción de los protocolos archivados en el Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro. Se utilizó el análisis temático de contenido. Estudio aprobado por el Comité de Ética de la Institución, en conformidad con el dictamen #1.508.499. Resultados: el análisis apuntó como factor facilitador del proceso de construcción de protocolos: la motivación de los profesionales involucrados, las estrategias metodológicas de construcción colectiva, la adecuación de los protocolos a las necesidades regionales y la participación de los enfermeros de la gestión y de la atención, propiciando reflexión y contribuyendo para mayor seguridad en las acciones de los enfermeros en la atención básica. Conclusión: la construcción colectiva, la adecuación de los protocolos a las realidades regionales y el intercambio de experiencias fueron apuntadas por los entrevistados como factores motivacionales para el estudio, la reflexión y la incorporación de cambios a las prácticas de cuidado.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.27339

Biografia do Autor

Marcia Cristina Cid Araújo, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e Faculdade de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques.

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UERJ. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques.  Membro do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem.

Sonia Acioli, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Rio de Janeiro 2016-2019 (ABEn-RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem.

Mercedes Neto, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da UNIRIO. Tem experiência na área de Enfermagem atuando principalmente em Enfermagem de Saúde Pública, Gestão em Saúde, Vigilância em Saúde, Epidemiologia e História da Saúde. Coordenou a Disciplina Gestão da Vigilância à Saúde, e Orientação de TCC, do Curso de Especialização à Distância - EAD da UNIRIO, foi enfermeira em investigação epidemiológica de óbitos maternos e infantis da AP 1.0/SMS-RJ, bem como componente do colegiado gestor da Divisão de Vigilância em Saúde deste território. Atualmente é consultora do Serviço de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda da SMS-RJ e colaboradora com o grupo de pesquisa do DIP do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HFSE/UERJ na qualidade de enfermeira de pesquisa. Além disso, é professora adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da UERJ, ministrando aulas no 2º período - sub-área assistencial: saúde, trabalho e meio ambiente 2, supervisionando estágio/internato em Vigilância em Saúde, e colaboradora no Projeto de Extensão Vacinando a Comunidade e docente em processo de ingresso no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UERJ - Mestrado.

Alex Simões de Mello, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeira. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Membro do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem.

Paula Soares Brandão, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeiro. Professor Assistente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Saúde Integrada da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem.

Publicado

30.04.2017

Como Citar

Araújo, M. C. C., Acioli, S., Neto, M., Mello, A. S. de, & Brandão, P. S. (2017). Protocolos de enfermagem: motivação e metodologia no processo de construção compartilhada [Nursing protocols: motivation and methodology in the shared construction process]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e27339. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.27339

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa