Ensino da saúde do trabalhador em um curso de graduação em enfermagem [Teaching occupational health and safety in an undergraduate nursing course] [Enseñanza de la salud del trabajador en un curso de enfermería en Universidad]

Autores

  • Marcela Costa Fernandes Programa de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Iraneide Ferreira Mafra Estratégia de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro
  • Claudia Regina Menezes da Rocha Pôças Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Déborah Machado dos Santos Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno Lira da Silva Graduando em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.23052

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, currículo, bacharelado em enfermagem, trabalho.

Resumo

Objetivo: identificar e analisar a configuração do ensino da saúde do trabalhador na formação de graduação do enfermeiro em uma instituição pública. Método: pesquisa realizada em instituição universitária pública no município do Rio de Janeiro, teve abordagem qualitativa e como participantes 12 docentes atuantes no curso de graduação em Enfermagem, desenvolvendo conteúdo sobre saúde do trabalhador. Estudo aprovado pelo comitê de ética sob protocolo 06/2012. Os dados foram coletados entre maio e julho de 2012 por meio de entrevista semiestruturada, e em documentos disponibilizados pela Coordenação de Graduação. Resultados: os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo, resultando na categoria contradições no ensino da saúde do trabalhador. Constatou-se distanciamentos entre os discursos dos participantes e o teor dos documentos pedagógicos, verificando-se contradições no desenvolvimento do conteúdo relacionado à saúde do trabalhador. Conclusão: há necessidade de melhor articulação entre teoria e prática, e também de discussão sobre a pertinência da formação generalista do enfermeiro.

ABSTRACT

Objective: to identify and analyze the configuration of worker’s health education in undergraduate nursing courses at a public institution. Method: in this qualitative study at a public university institution in Rio de Janeiro City, the participants were 12 teachers on the nursing degree course working with content about worker’s health. The study was approved by the Research Ethics Committee (Protocol No. 06/2012). Data were collected between May and July 2012 by semi-structured interview and from documents released by the Undergraduate Coordination Office. Results: thematic content analysis of the data resulted in the category “contradictions in content on workers’ health”. Participants’ discourse was observed to differ from the content of teaching documents, confirming contradictions in how the course worked with content relating to workers’ health. Conclusion: the articulation between theory and practice should be improved, and there is a need to discuss the relevance of nurses’ generalist education.

RESUMEN

Objetivo: identificar y analizar la configuración de la enseñanza de la salud del trabajador en la formación del enfermero en una universidad pública. Método: investigación realizada en institución universitaria pública en el municipio de Rio de Janeiro; tuvo enfoque cualitativo y participaron 12 docentes del curso de Enfermería, desarrollando contenido sobre salud del trabajador. Estudio aprobado por el comité de ética bajo el Protocolo 06/2012. Los datos fueron colectados entre mayo y julio de 2012 mediante entrevista semiestructurada y en documentos puestos a disposición por la Coordinación de Estudios de la universidad. Resultados: los datos fueron sometidos al análisis temático de contenido, resultando en la categoría ‘contradicciones en la enseñanza de la salud del trabajador’. Fue comprobada una distancia entre los discursos de los participantes y el tenor de los documentos pedagógicos, observando contradicciones en cuanto al desarrollo del contenido relacionado a la salud del trabajador. Conclusión: hace falta una mejor articulación entre teoría y práctica y, asimismo, una discusión sobre la pertinencia de la formación generalista del enfermero.

Biografia do Autor

Marcela Costa Fernandes, Programa de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem.Enfermeira do Programa de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Iraneide Ferreira Mafra, Estratégia de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro

Estomaterapeuta. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Claudia Regina Menezes da Rocha Pôças, Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós–Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Déborah Machado dos Santos, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós–Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Coordenadora Adjunta da Especialização em Estomaterapia da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

25.03.2017

Como Citar

Fernandes, M. C., Souza, N. V. D. de O., Mafra, I. F., Pôças, C. R. M. da R., Santos, D. M. dos, & Silva, B. L. da. (2017). Ensino da saúde do trabalhador em um curso de graduação em enfermagem [Teaching occupational health and safety in an undergraduate nursing course] [Enseñanza de la salud del trabajador en un curso de enfermería en Universidad]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e23052. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.23052

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa