Validação de tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos [Validation of educational technology on phototherapy to guide family members of icteric neonates] [Validación de tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos]

Autores

  • Elisama Brito de Jesus Universidade Federal do Amazonas
  • Arinete Véras Fontes Esteves Universidade Federal do Amazonas
  • Elizabeth Teixeira Universidade Estadual do Pará
  • Horácio Pires Medeiros Estácio FCAT, FAMAZ, FIBRA
  • Márcia Helena do Nascimento Universidade Estadual do Pará
  • Vera Maria Sabóia Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.21789

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Fototerapia, Educação em Saúde, Acolhimento, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: validar tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos. Método: estudo de desenvolvimento metodológico, realizado em 2012, com nove juízes especialistas, 11 enfermeiros assistenciais e 11 familiares, mediante aplicação de questionários submetidos à análise estatística. Foi realizado em uma maternidade pública estadual no município de Manaus, Brasil. Resultados: a tecnologia a ser validada foi do tipo álbum seriado, com dupla face, intitulado A luz que cura, a mão que cuida. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi de 79,7%. O Índice de Concordância (IC) na validação de aparência foi de 96,1% entre enfermeiros e 97,2% entre familiares. Conclusão:a tecnologia educacional mostrou-se válida quanto ao conteúdo e aparência, com potencial para orientar familiares de neonatos ictéricos por enfermeiros que atuam na área neonatal e maternidade.

ABSTRACT

Objective: to validate an educational technology on phototherapy designed to guide family members of icteric neonates. Method: a methodological study carried out in 2012 with 9 specialist, 11 nursing assistants and 11 family members, through the application of questionnaires later submitted to statistical analysis. The study was conducted in a state public maternity hospital in the city of Manaus, Brazil. Results: the technology that was to be validated was a double-sided flip chart called The light that heals, the hand that cares. The Content Validity Index was 79.7%. The Concordance Index for the validation of appearance was 96.1% among nurses and 97.2% among family members. Conclusion: the educational technology was validated for content and appearance and demonstrated potential for orientations of family members of icteric neonates conducted by nurses who work in the neonatal and maternity areas.

RESUMEN

Objetivo: validar tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos. Método: estudio de desarrollo metodológico, realizado en 2012, con 9 jueces especialistas, 11 enfermeros asistenciales y 11 familiares, mediante aplicación de cuestionarios sometidos al análisis estadístico. Se realizó en una maternidad pública estadual en el municipio de Manaus, AM, Brasil. Resultados: la tecnología validada fue del tipo álbum seriado, con doble cara, titulado La luz que cura, la mano que cuida. El Índice de Validez de Contenido fue del 79,7%. El Índice de Concordancia en la validación de apariencia fue del 96,1% entre enfermeros y el 97,2% entre familiares. Conclusión: la tecnología educativa se mostró válida en cuanto al contenido y apariencia, con potencial para orientar a familiares de neonatos ictéricos por enfermeros que actúan en el área neonatal y maternidad.

Biografia do Autor

Elisama Brito de Jesus, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente.

Arinete Véras Fontes Esteves, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente.

Elizabeth Teixeira, Universidade Estadual do Pará

Enfermeira. Doutora em Ciências SócioAmbientais. Docente

Horácio Pires Medeiros, Estácio FCAT, FAMAZ, FIBRA

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente.

Márcia Helena do Nascimento, Universidade Estadual do Pará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda UniNove. Docente.

Vera Maria Sabóia, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Docente

Publicado

30.12.2018

Como Citar

Jesus, E. B. de, Esteves, A. V. F., Teixeira, E., Medeiros, H. P., Nascimento, M. H. do, & Sabóia, V. M. (2018). Validação de tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos [Validation of educational technology on phototherapy to guide family members of icteric neonates] [Validación de tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos]. Revista Enfermagem UERJ, 26, e21789. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.21789

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa