Vídeos como tecnologia educacional na enfermagem: avaliação de estudantes [Videos as educational technology in nursing: students’ evaluation] [Videos como tecnología educacional en enfermería: evaluación de estudiantes]

Autores

  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manacés Santos Bezerril Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kisna Yasmin Andrade Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Theo Duarte da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18767

Palavras-chave:

educação em enfermagem, inovação, tecnologia, recursos audiovisuais

Resumo

Objetivo: analisar a avaliação discente sobre sua participação na gravação de vídeos para o ensino de procedimentos de enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com seis estudantes de universidade pública do Nordeste brasileiro que participaram da gravação dos vídeos dos procedimentos. A coleta de dados foi realizada em março de 2015 por meio de formulário eletrônico via Google forms. O projeto do estudo foi aprovado por Comitê de Ética e Pesquisa com CAAE nº 41875415.9.0000.5537. Os dados foram tratados por estatística descritiva simples. Resultados: evidenciou-se que a participação na gravação de vídeos educativos contribuiu para o aprendizado e/ou realização da técnica. Conclusão: a participação na gravação dos vídeos propiciou uma experiência significativa aos estudantes que atuaram como atores, com muito alto ou alto impacto em seu aprendizado.

ABSTRACT

Objective: to analyze students’ evaluations of their participation in the recording of videos for teaching nursing procedures. Method: in this quantitative, descriptive study of six public university students in northeast Brazil, who participated in video recording of procedures, data were collected in March 2015 by means of electronic form via Google forms. The study project was approved by the research ethics committee (CAAE No. 41875415.9.0000.5537). Data were treated by simple descriptive statistics. Results: it was shown that participation in recording educational videos contributed to learning and/or performing the technique. Conclusion: participation in the video recordings provided meaningful experience for the students who performed as actors, and had high or very high impact on their learning.

RESUMEN

Objetivo: analizar la evaluación discente sobre su participación en la grabación de videos para la enseñanza de procedimientos de enfermería. Método: estudio descriptivo, de enfoque cuantitativo, junto a seis estudiantes de universidad pública del noreste de Brasil que participaron en la grabación de vídeos de los procedimientos. La recolección de datos se realizó en marzo 2015 por medio de formulario electrónico a través de Google forms. El proyecto del estudio fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación con CAAE Nº 41875415.9.0000.5537. Los datos fueron tratados por estadística descriptiva simple. Resultados: quedó evidente que la participación en la grabación de videos educativos contribuyó al aprendizaje y/o la realización de la técnica. Conclusión: la participación en la grabación de vídeos les proporcionó, a los estudiantes, una experiencia significativa ya que trabajaron como actores con un impacto alto o muy alto sobre su aprendizaje.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.18767

Biografia do Autor

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Enfermagem, Professora da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Manacés Santos Bezerril, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente da Graduação em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Enfermagem, Professora da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Kisna Yasmin Andrade Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Enfermagem, Professora da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e líder do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

20.12.2017

Como Citar

Salvador, P. T. C. de O., Bezerril, M. S., Rodrigues, C. C. F. M., Alves, K. Y. A., Costa, T. D. da, & Santos, V. E. P. (2017). Vídeos como tecnologia educacional na enfermagem: avaliação de estudantes [Videos as educational technology in nursing: students’ evaluation] [Videos como tecnología educacional en enfermería: evaluación de estudiantes]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e18767. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18767

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa