Análise das propostas dos programas de mestrado em enfermagem à luz de Boaventura [Analysis of nursing master’s program proposals in the light of Boaventura] [Análisis de las propuestas del programa de maestría en enfermería a la luz de Boaventura]

Autores

  • Rejane Eleuterio Ferreira Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Mara de Melo Tavares Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense
  • Gabriela Silva dos Santos Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Valadão Alves Kebian Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Pamela da Silva Neves Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18743

Palavras-chave:

Educação de pós-graduação em enfermagem, Prática profissional, Ensino, Enfermagem

Resumo

Objetivo: refletir sobre propostas de cursos de mestrado em enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, a partir do conceito de paradigma emergente de Boaventura Santos. Método: trata-se de um estudo descritivo exploratório, baseado na análise documental e interpretado à luz do conceito de paradigma emergente. Foram avaliados sete programas de mestrado em enfermagem, sendo três de mestrado profissional e quatro de mestrado acadêmico, no ano de 2015. Resultados: observou-se nas propostas avaliadas a oportunidade de apresentar o conhecimento como autoconhecimento, uma vez que as produções científicas dos cursos estão voltadas para a prática profissional e aproximam a ciência do senso comum. Conclusão: o paradigma emergente é valorizado nos programas analisados, trazendo contribuições para o desenvolvimento da prática de enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to reflect on the proposals of master’s courses in nursing in Rio de Janeiro State, in view of Boaventura Santos’ emerging paradigm concept. Method: in this exploratory descriptive study, based on documentary analysis and interpreted in light of the emerging paradigm concept, seven master’s programs in nursing were evaluated in 2015, three of them to a professional master’s and four to an academic master’s degree. Results: the proposals were observed to offer the opportunity to present knowledge as self-knowledge, in that the scientific production on the courses focuses on professional practice and approximates science to common sense. Conclusion: the emerging paradigm is valued in the programs examined, which contributes to the development of nursing practice.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar sobre propuestas de cursos de maestría en enfermería del Estado de Río de Janeiro, desde el concepto de paradigma emergente de Boaventura Santos. Método: se trata de un estudio descriptivo exploratorio, basado en el análisis documental e interpretado a la luz del concepto de paradigma emergente. Se evaluaron siete programas de maestría en enfermería, siendo tres de maestría profesional y cuatro de maestría académica, en el año 2015. Resultados: se observó en las propuestas evaluadas la oportunidad de presentar el conocimiento como autoconocimiento, una vez que las producciones científicas de los cursos están orientadas hacia la práctica profesional y acercan la ciencia al sentido común. Conclusión: se valora el paradigma emergente en los programas analizados, aportando contribuciones al desarrollo de la práctica de enfermería.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.18743

Biografia do Autor

Rejane Eleuterio Ferreira, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde e Membro do Núcleo de Pesquisa: Ensino, Criatividade e Cuidado em Saúde e Enfermagem da EEEAC –UFF.

Claudia Mara de Melo Tavares, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Ensino, Criatividade e Cuidado em Saúde e Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Gabriela Silva dos Santos, Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde

Luciana Valadão Alves Kebian, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Enfermeira, Doutoranda da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Macaé.

Pamela da Silva Neves, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde.

Publicado

20.12.2017

Como Citar

Ferreira, R. E., Tavares, C. M. de M., Santos, G. S. dos, Kebian, L. V. A., & Neves, P. da S. (2017). Análise das propostas dos programas de mestrado em enfermagem à luz de Boaventura [Analysis of nursing master’s program proposals in the light of Boaventura] [Análisis de las propuestas del programa de maestría en enfermería a la luz de Boaventura]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e18743. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.18743

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa