As condições de trabalho e o mundo da vida de motoristas de ônibus: estudo fenomenológico [The working conditions and the lifeworld of bus drivers: phenomenological study]

Autores

  • Vanessa Carine Gil de Alcantara Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Rosa Costa Andrade Silva Universidade Federal Fluminense
  • Eliane Ramos Pereira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.12514

Palavras-chave:

Estresse, condições de trabalho, percepção, saúde.

Resumo

Objetivo: descrever as percepções de motoristas de ônibus no leste do Estado do Rio de Janeiro quanto às possíveis melhorias para a condição do trabalho. Método: estudo qualitativo, descritivo, realizado entre em 2014, com 16 motoristas de ônibus, utilizando-se a técnica de entrevista semiestruturada. A análise das unidades de significados foi subsidiada pela fenomenologia de Merleau-Ponty. A pesquisa obteve aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE nº 19593513.2.0000.5243). Resultados: os motoristas destacam o relacionamento interpessoal como fator importante para ter um bom dia de trabalho. A percepção do seu mundo da vida se dá a partir de suas condições sócio-históricas, existenciais. Também estão ligadas às condições econômicas e de subsistência relativas ao trabalho e renda. Conclusão: considerar a percepção do motorista significa valoriza-lo não apenas como profissional, mas também como parte principal para o serviço e ser protagonista em seu mundo da vida.

ABSTRACT

Objective: to describe the perceptions of bus drivers in the east of Rio de Janeiro, Brazil, about possible improvements to their work condition. Method: qualitative, descriptive study conducted in 2014, with 16 bus drivers, using a semi-structured interview technique. Data analysis was carried out by meaning units supported by the Merleau-Ponty’s phenomenology. The study was approved by the Ethics and Research Committee (CAAE No 19593513.2.0000.5243). Results: drivers highlight the interpersonal relationship as an important factor to have a good working day. Their perception of their lifeworld is given from their socio-historical, existential conditions. They are also linked to economic and livelihood on working and income. Conclusion: to take the driver’s perception under consideration means to value them not only as a professional but also as the main part for the service as well as to see them as protagonists in their lifeworld.

RESUMEN

Objetivo: describir las percepciones de los conductores de autobuses en Río de Janeiro, Brasil, sobre posibles mejoras a su condición de trabajo. Método: estudio cualitativo y descriptivo realizado en 2014, con 16 conductores de autobuses, mediante técnica de entrevista semi-estructurada. El análisis de los datos se llevó a cabo mediante unidades de significado apoyadas por la fenomenología de Merleau-Ponty. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación (CAAE 19593513.2.0000.5243). Resultados: los conductores destacan la relación interpersonal como un factor importante para tener un buen día de trabajo y su percepción de su mundo de vida se da a partir de sus condiciones socio-históricas, existenciales. También están relacionados con la economía y los medios de vida sobre el trabajo y los ingresos. Conclusión: considerar la percepción del conductor significa valorarlos no sólo como profesionales, sino también como la parte principal del servicio, así como para verlos como protagonistas en su mundo de vida.


 

Biografia do Autor

Vanessa Carine Gil de Alcantara, Universidade Federal Fluminense

MESTRANDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/ 2013-2015. ALUNA DO GRUPO DE FILOSOFIA E SAÚDE EAACC- PROFESSORA ROSE MARY ROSA ANDRADE (2011). ATUALMENTE É PSICÓLOGA DA AUTOONIBUS FAGUNDES, RESPONSÁVEL PELA SELEÇÃO DE CANDIDATOS E MEMBRA INTEGRANTE DO DEPARTAMENTO HUMANO ORGANIZACIONAL. DESENVOLVE TREINAMENTOS MOTIVACIONAIS E DE APOIO AOS COLABORADORES. SUPERVISORA DE ESTÁGIO. COORDENADORA E AUTORA DO TREINAMENTO SAINDO DA GARAGEM SEM PERDER A DIREÇÃO. EXPERIÊNCIA NA POLITICA DA QUALIDADE ISO 9001 PARA A IMPLANTAÇÃO NA EMPRESA. 

Rose Mary Rosa Costa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora do Curso de doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF. Vice-coordenadora do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da UFF MPES. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), licenciada em Filosofia (UFRJ); mestre em Filosofia (UERJ), possui doutorado interrompido em Filosofia, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com monografia intitulada: " O Conceito de Corpo em Merleau-Ponty". Faz doutorado em Psicologia social na UERJ. Possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Doutora em enfermagem pela UFRJ (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense onde coordena projeto extensionista que atende às comunidades do Estado do Rio de Janeiro pacificadas e não pacificadas. É líder do Grupo de Pesquisa "Filosofia e Saúde" (UERJ-UFF).É graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1986), fez internato pelo Ministério da Saúde (1986), Líder do Núcleo de Pesquisa Filosofia, saúde e educação humanizada na UFF. É Participante da Rede Humaniza SUS do Ministério da Saúde. Possui projeto aprovado externamente: FAPERJ, edital FAPERJ N 44/2013 - Programa Apoio à Publicação de Periódicos Científicos e Tecnológicos Institucionais 2013 . Atualmente é diretoria de projetos especiais em pesquisa da Sociedade Brasileira de Enfermagem Home Care. É professora do curso de graduação e Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal Fluminense. É professora do Mestrado profissional Interdisciplinar em Educação e Saúde (MPES) da UFF e professora do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (MACCS) ministrando aulas sobre o referencial teórico-filosófico de Merleau-Ponty, Henri Bergson e Zygmunt Bauman. É professora do Mestrado Profissional da UFF em Enfermagem Assistencial (MPEA). Coordena o Curso de Especialização em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o corpo e também coordena a disciplina deste curso intitulada "Filosofia e Saúde" desde 2004.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Doutora em Enfermagem pela UFRJ na linha Saúde dos Grupos Humanos. Professora Associada 3 da Universidade Federal Fluminense/UFF. Docente do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação stricto senso: Mestrado Acadêmico de Ciências do Cuidado e da Saúde MACCS/UFF, do Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA/UFF. Docente permanente dos Cursos de Especialização em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo. Docente dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Licenciatura EEAAC/UFF e também Educação Física UFF. Líder do Núcleo de Pesquisa Qualitativa Translacional em Inovação, Emoções e Espiritualidade na Saúde. Atualmente desenvolve estudos com ênfase na perspectiva do referencial teórico da Fenomenologia de Maurice Merlea-Ponty e também no referencial teórico das Representações Sociais. Docente convidada do Programa de Doutorado em Enfermagem da EEAN/UFRJ, colaborando com a abordagem Fenomenológica de Merleau-Ponty. Realizou Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado tendo como referencial filosófico a Fenomenologia de Merleau-Ponty. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia/UFF, Mestrado em Enfermagem/UNIRIO. Especialização nas áreas de: Enfermagem do Trabalho/UERJ; Metodologia do Ensino Superior//UFF; Metod da Assist de Enfermagem/UFF; Metod do Ensino da Pesquisa e da Assist de Enferm/UNIRIO. É participante da Rede HumanizaSUS do Ministério da Saúde.

Publicado

19.12.2016

Como Citar

Alcantara, V. C. G. de, Silva, R. M. R. C. A., & Pereira, E. R. (2016). As condições de trabalho e o mundo da vida de motoristas de ônibus: estudo fenomenológico [The working conditions and the lifeworld of bus drivers: phenomenological study]. Revista Enfermagem UERJ, 24(6), e12514. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.12514

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa