Cuidado coletivo na atenção primária em saúde: concepções de graduandos de enfermagem [Collective care in primary health care: conceptions among undergraduate nursing students]

Autores

  • Cássia Irene Spinelli Arantes Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriela Alvarez Camacho Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos
  • Aridiane Alves Ribeiro Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos
  • Renata Gomes Sanches Verardino Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Enfermagem em saúde comunitária, atenção primária em saúde, educação em enfermagem, saúde da família [Nursing in community health, primary health care, education in nursing, family health]

Resumo

Este estudo objetivou analisar concepções de graduandos de enfermagem sobre o cuidado coletivo na atenção primária em saúde. Trata-se de um estudo de caso, com enfoque qualitativo e descritivo. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2010, por meio de grupos focais com 11 graduandos de enfermagem de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A análise dos resultados fundamentou-se na técnica de análise de conteúdo temático-categorial e destacou quatro categorias: o cuidado integral e a superação do modelo preventivista; a saúde da família é a grande sacada do Sistema Único de Saúde; a saúde da família possibilita a aproximação do contexto de vida e saúde da população; grupos educativos e vigilância em saúde caracterizam o cuidado coletivo. Concluiu-se que o processo de formação está propiciando a formulação de conceitos críticos sobre cuidado coletivo na atenção primária, porém, há necessidade de superação de perspectivas idealizadas.

 

ABSTRACT

This qualitative case study examined under graduate nursing students’ conceptions of collective care in primary health care. Data were collected in November 2010 through focus groups of 11 nursing students at a public university in São Paulo State, Brazil. The data was analyzed using theme/category content analysis. The analysis revealed four categories: comprehensive health care and going beyond the preventive model; family health is the key insight informing the Unified Health System; family health makes possible an approximation to the neighborhood context of life and health; and educational groups and health surveillance are characteristic of collective care. It was concluded that nursing training is fostering the formulation of critical concepts of collective care in primary health care, although there is a need to surmount idealistic outlooks.

 

RESUMEN

Este estudio tuvo como objetivo analizar concepciones de estudiantes de enfermería sobre el cuidado colectivo en la atención primaria en salud. Se trata de un estudio de caso, de enfoque cualitativo y descriptivo. La recolección de datos ocurrió en noviembre de 2010 mediante grupos focales con 11 estudiantes de enfermería de una universidad pública del Estado de São Paulo, Brasil. El análisis de los datos fue fundamentado en la técnica de análisis temática y demostró cuatro categorias: el cuidado integral y la superación del modelo preventivista; la salud de la familia es la gran revelación del Sistema Único de Salud; la salud de la familia posibilita la aproximación de las condiciones de vida y de salud de la población; grupos educativos y vigilancia en salud definen el cuidado colectivo. Se concluye que el proceso de formación está propiciando conceptos críticos acerca del cuidado colectivo en la atención primária, pero es necesario superar perspectivas idealizadas.

Publicado

04.08.2014

Como Citar

Arantes, C. I. S., Camacho, G. A., Ribeiro, A. A., & Verardino, R. G. S. (2014). Cuidado coletivo na atenção primária em saúde: concepções de graduandos de enfermagem [Collective care in primary health care: conceptions among undergraduate nursing students]. Revista Enfermagem UERJ, 21(6), 772–778. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/12257

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa