Avaliação e caracterização da dor na criança: utilização de indicadores de qualidade [Assessment and characterization of pain in children: the use of quality indicators]

Autores

  • Ligyana Korki de Candido Universidade Estadual de Londrina
  • Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.10514

Palavras-chave:

Enfermagem, psiquiatria, saúde mental, sofrimento psíquico [nursing, psychiatry, mental health, psychological distress] [Enfermería, psiquiatría, salud mental, trastorno psíquico]

Resumo

Ao ministrar a disciplina de saúde mental, torna-se necessário compreender o imaginário dos discentes sobre pessoas com sofrimento psíquico. Teve-se como objetivos: delinear o perfil de graduandos de enfermagem cursando a disciplina de psiquiatria e saúde mental; analisar a dimensão imaginativa de graduandos de enfermagem sobre pessoas com sofrimento psíquico. Utilizou-se o método sociopoético, em 2014, em Universidade do Rio de Janeiro-Brasil, junto a 24 estudantes. Aplicou-se a vivência de lugares geomíticos, análise categorial e o estudo transversal. Constatou-se que 92%, 88% e 71% dos alunos são, respectivamente, mulheres, de etnia branca, de 20 a 29anos. Quanto ao imaginário, os dados produzidos pelo grupo pesquisador possibilitaram a delimitação das seguintes categorias temáticas: Múltiplas direções na vida; Difícil acesso na solidão; Metamorfose deambulante; Aridez em vida. Concluiu-se que a compreensão da dimensão imaginativa dos graduandos revelou uma ancoragem no imaginário social referente à loucura ao perceber as pessoas com aparência estigmatizada e aterradora.

 

ABSTRACT

Lecturing in mental health requires an understanding of students’ imaginaries regarding people with psychological distress. This study aimed to profile undergraduate nursing students enrolled in the discipline of psychiatry and mental health, and to examine the imaginative dimension in their views of people with psychological distress. The socio-poetic method was used with 24 students at a university in Rio de Janeiro, in 2014. The techniques applied were the experience of geo-mythical places, category analysis and cross-sectional study. The students were found to be 92% women, 88% Caucasians, and 71% 20-29 years old. As for their imaginaries, from the data produced by the research group it was possible to delimit the following thematic categories: multiple directions in life; difficult access in solitude; aimless metamorphosis; and barren lives. It was concluded that this understanding of the imaginative dimension in the students revealed it to be anchored in the social imaginary of madness in that such people are perceived as appearing stigmatized and terrifying.

 

RESUMEN

Al impartir la asignatura de salud mental, se hace necesario comprender el imaginario de los estudiantes acerca de las personas con trastornos psíquicos. Tuvo como objetivos: describir el perfil de los estudiantes de enfermería que cursan la asignatura de psiquiatría y salud mental; analizar la dimensión imaginativa de los estudiantes de enfermería sobre personas con trastornos psíquicos. Se utilizó el método sociopoético, en 2014, en una Universidad de Río de Janeiro, Brasil, junto a 24 estudiantes. Se aplicó la experiencia de lugares geomíticos, el análisis categórico y el estudio transversal. Se encontró que el 92%, 88% y 71% de los estudiantes son, respectivamente, mujeres, caucásicos y tienen entre 20 y 29 años. En cuanto al imaginario, los datos producidos por el grupo investigador hicieron posible la delimitación de las siguientes categorías temáticas: múltiples direcciones en la vida; difícil acceso en la soledad; metamorfosis ambulante; aridez en vida. Se concluyó que la comprensión de la dimensión imaginativa de los estudiantes mostró un anclaje en el imaginario social referente a la locura al ver a las personas con apariencia estigmatizada y aterradora.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.10514

Biografia do Autor

Ligyana Korki de Candido, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Graduação sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras, na instituição Vancouver Island University, Canadá.

Residente de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Área de Saúde da Crianca.

Mauren Teresa Grubisich Mendes Tacla, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Área de Saúde da Criança. Orientadora.

Publicado

30.09.2015

Como Citar

Candido, L. K. de, & Tacla, M. T. G. M. (2015). Avaliação e caracterização da dor na criança: utilização de indicadores de qualidade [Assessment and characterization of pain in children: the use of quality indicators]. Revista Enfermagem UERJ, 23(4), 526–532. https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.10514

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa