A Revista Enfermagem UERJ é uma publicação da Faculdade de Enfermagem da UERJ, criada em 1993. Publica trabalhos originais nos campos da Enfermagem, Saúde e áreas afins, tais como resultados de pesquisa, estudos teóricos, revisões críticas da literatura e discussão de temas atuais e relevantes para a saúde humana. Sua publicação, desde 2017, se dá em fluxo contínuo com um volume anual contendo pelo menos 100 artigos.

Em consonância às recomendações relacionadas à Ciência Aberta (Open Science), a Revista enfermagem UERJ recebe para avaliação manuscritos previamente disponibilizados em repositórios preprint confiáveis e apoia a politica de ciência aberta com o depósito de dados em bancos de repositórios nacionais (Open Data).

Circulação

Caracteriza-se comoperiódico de circulaçãointernacional, abrangendo predominantemente os países da América Latina e Caribe, emboratambém tenha circulaçãonosEstados Unidos, Canadá, França, Suécia, Portugal e Espanha.

A RevistaEnfermagem UERJé afiliada à AssociaçãoBrasileira de EditoresCientíficos (ABEC).

A abreviatura de seutítulo é Rev. enferm. UERJ, que deve ser usada embibliografias, notas de rodapé e emreferências e legendas bibliográficas.

Artigos de Pesquisa

Artigos originados de investigação baseada em dados empíricos, que utilizem metodologia científica e incluam introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências - limitados a 3.500 palavras.

Artigos de Revisão

Publica artigos que correspondam à análise de um corpo abrangente e extenso de investigações, relativas a assuntos de interesse para o desenvolvimento da enfermagem e da saúde; privilegia revisões sistemáticas ou narrativas que incluam etapas do processo metodológico em que se baseou - limitados a 3.000 palavras.

Atualidades

Publica textos reflexivos ou informativos sobre assuntos relevantes e atuais, com perspectiva de interesse para a enfermagem e a saúde; análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes na enfermagem e na saúde e a elaboração de hipóteses para futuras pesquisas; intercâmbio de opiniões entre editores e leitores sobre trabalhos publicados - limitados a 2.500 palavras

Artigos de Reflexão Teórica

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores. Os manuscritos apresentados para publicação são avaliados por dois Consultores Ad hoc e por um membro do Conselho Editorial.