Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Enfermagem UERJ é uma publicação da Faculdade de Enfermagem da UERJ, criada em 1993. Publica trabalhos originais nos campos da Enfermagem, Saúde e áreas afins, tais como resultados de pesquisa, estudos teóricos, revisões críticas da literatura e discussão de temas atuais e relevantes para a saúde humana. Sua publicação, desde 2017, se dá em fluxo contínuo com um volume anual contendo pelo menos 100 artigos.

Em consonância às recomendações relacionadas à Ciência Aberta (Open Science), a Revista enfermagem UERJ recebe para avaliação manuscritos previamente disponibilizados em repositórios preprint confiáveis e apoia a politica de ciência aberta com o depósito de dados em bancos de repositórios nacionais (Open Data).


Circulação

Caracteriza-se comoperiódico de circulaçãointernacional, abrangendo predominantemente os países da América Latina e Caribe, emboratambém tenha circulaçãonosEstados Unidos, Canadá, França, Suécia, Portugal e Espanha.

A RevistaEnfermagem UERJé afiliada à AssociaçãoBrasileira de EditoresCientíficos (ABEC).

A abreviatura de seutítulo é Rev. enferm. UERJ, que deve ser usada embibliografias, notas de rodapé e emreferências e legendas bibliográficas.

 

Políticas de Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos originados de investigação baseada em dados empíricos, que utilizem metodologia científica e incluam introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências - limitados a 3.500 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Publica artigos que correspondam à análise de um corpo abrangente e extenso de investigações, relativas a assuntos de interesse para o desenvolvimento da enfermagem e da saúde; privilegia revisões sistemáticas ou narrativas que incluam etapas do processo metodológico em que se baseou - limitados a 3.000 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Atualidades

Publica textos reflexivos ou informativos sobre assuntos relevantes e atuais, com perspectiva de interesse para a enfermagem e a saúde; análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes na enfermagem e na saúde e a elaboração de hipóteses para futuras pesquisas; intercâmbio de opiniões entre editores e leitores sobre trabalhos publicados - limitados a 2.500 palavras

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Reflexão Teórica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores. Os manuscritos apresentados para publicação são avaliados por dois Consultores Ad hoc e por um membro do Conselho Editorial.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...