Valor da ciência, defesa do conhecimento e Perspectival Realism: Entrevista com Michela Massimi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.62904

Resumo

Michela Massimi é professora de Filosofia da Ciência no Departamento de Filosofia da Universidade de Edimburgo, onde também é afiliada ao  Higgs Centre for Theoretical Physics. Membro de importantes sociedades filosóficas e científicas, como a Royal Society of Edinburgh, a Royal Astronomical Society, e a Académie Internationale de Philosophie des Sciences (membro correspondente) é presidente eleita da PSA, Philosophy of Science Association, para o biênio 2023-2024. Massimi, com dupla nacionalidade, italiana e britânica, estudou na Sapienza Università di Roma, na London School of Economics, e lecionou História e Filosofia da Ciência na University College London antes de mudar-se para Edimburgo. Massimi trabalha com Filosofia da Ciência em uma abordagem marcada pelo recurso à pesquisa histórica. Seus interesses amplos abarcam a Filosofia da Cosmologia, o realismo científico, os estudos de ciências, as relações entre ciência e sociedade, entre outros tópicos. Tem se destacado por defender o que chama de Perspectival Realism, se afastando tanto do realismo tradicional, quanto do pragmatismo e do relativismo. Nessa entrevista dialogamos com Massimi sobre temas como o valor da ciência, a defesa da ciência em épocas de negacionismo e obscurantismo e as características de sua posição filosófica. 

Biografia do Autor

Michela Massimi, University of Edinburgh

Professora de filosofia na Universidade de Edimburgo e Presidente eleita da Philosophy of Science Association. 

Vinicius Carvallho da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor de Filosofia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Colaborador na disciplina de Filosofia da Ciência na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ) e da disciplina de Filosofia da Física (graduação) do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IF-UERJ). 

Ivã Gurgel, Universidade de São Paulo - USP

Professor no Instituto de Física da USP, possui graduação em Licenciatura em Física (2004), mestrado em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2006) e doutorado em Educação (Modalidade Ensino de Ciências e Matemática, 2010) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no laboratório SPHERE - Sciences, Philosophie e Histoire do CNRS-França. Tem experiência na áreas de História da Ciência, Epistemologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Física nos Séculos XIX e XX, História da Ciência no Brasil, Estudos Culturais da Ciência e Teorias Críticas de Currículo. É membro do Centro de História da Ciência da USP e coordena o Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo) e o Acervo Histórico do IFUSP [portal.if.usp.br/tehco/].

Ronaldo Moraca, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP - (1996) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP - (1999). Doutorando em Filosofia pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) na linha de pesquisa A gênese do conceito de subjetividade nas filosofias moderna e contemporânea. Atualmente é professor assistente, regime de dedicação exclusiva, da Universidade de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Massimi, M., da Silva, V. C., Gurgel, I., & Moraca, R. (2021). Valor da ciência, defesa do conhecimento e Perspectival Realism: Entrevista com Michela Massimi. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (10), 341–346. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.62904