Epistemólogos (in)escrupulosos e metafísicos (in)domesticados: Como fazer Filosofia da Ciência entre e com cientistas.

Autores

  • Vinicius Carvallho da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.62371

Resumo

Nesse texto, um híbrido de ensaio e relato de caso, buscamos argumentar em defesa da necessidade de uma Filosofia da Ciência que não seja feita exclusivamente por e para pesquisadores de Filosofia da Ciência. A ideia é de que tal circularidade não somente cria uma espécie de comunidade autocentrada, como produz uma literatura autorreferente irrelevante para os praticantes de ciências. Ao narrar a experiência de alguns pesquisadores de Filosofia da Ciência que rompem com tal insulamento esotérico, e fazem filosofia entre e com cientistas – sem omitir o nosso próprio caso – buscamos ressaltar que, em nossa visão, o caminho em que a Filosofia da Ciência pode prosperar é marcado pela inter e multidisciplinaridade, pelo pluralismo, e pela colaboração efetiva com físicos, químicos, biólogos e todos os demais especialistas, que trabalham, no dia a dia, naquelas ciências, acerca das quais os epistemólogos – em tese – se ocupam. Enfatizamos essa abordagem plural e complexa nesse ano emblemático para o ECTS, que marca os dez anos do curso de Filosofia da Ciência na pós-graduação em Biofísica da UFRJ.

Biografia do Autor

Vinicius Carvallho da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor de Filosofia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Colaborador na disciplina de Filosofia da Ciência na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ) e da disciplina de Filosofia da Física (graduação) do Instituto de Física Armando Dias Tavares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IF-UERJ). Colaborador no Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor e mestre em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pós-doc em Saúde Pública pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. É membro do Masterclass Internacional de Física de Partículas do Instituto de Física da UERJ, do grupo de pesquisa Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) do Departamento de Filosofia da UERJ, do Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos, do Instituto de Física da USP (TEHCO - IFUSP) e do Grupo de Pesquisa "Lógica, Linguagem e Ciência" da UFT. Tem experiência na área de História e Filosofia da Ciência, e Estudos de Ciências. Suas principais áreas de interesse são a filosofia dos físicos, pressupostos metafísicos e princípios axiológicos das teorias físicas, a questão do valor da ciência, problemas filosóficos nas interpretações da mecânica quântica e ensino e divulgação de práticas integradas de filosofia e ciências.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

da Silva, V. C. (2021). Epistemólogos (in)escrupulosos e metafísicos (in)domesticados: Como fazer Filosofia da Ciência entre e com cientistas. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (10), 313–330. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.62371