POPPER E A ÉTICA MÉDICA: A PROPOSTA DE UM NOVO ETHOS PARA A MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.58628

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a proposta de Popper de uma nova ética para a medicina, que tem como pressuposto o erro médico, suas consequências e responsabilidades e também, evidenciar novas atitudes a serem cultivadas pelos médicos como formas de preveni-los. Nesse sentido o filósofo propõe o diálogo, a discussão crítica e o trabalho em equipe. Mas, como ele aborda a questão da ética médica de uma forma mais ampla, estabelecendo certos vínculos entre ela e a concepção de ciência sob a qual os médicos foram formados, pretendemos mostrar que para que eles venham a assumir uma atitude ética e responsável face aos erros faz-se necessário que superem uma antiga forma de conceber a ciência, que valoriza a certeza e a infalibilidade, que está incrustada em suas mentes, e faz com que se vejam como uma autoridade infalível em sua especialidade.

 

Biografia do Autor

Elizabeth Assis Dias, Universidade Federal do Pará

Doutora em Filosofia pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-graduação em Filosofia e do Curso de graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve pesquisas no âmbito da Filosofia da ciência.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Dias, E. A. (2021). POPPER E A ÉTICA MÉDICA: A PROPOSTA DE UM NOVO ETHOS PARA A MEDICINA. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (10), 213–225. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.58628