As três faces da latinidade: significante, repetição e recalque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.54277

Resumo

Historicamente, a palavra “latino” marca de maneira diferente três povos distintos: os romanos, os europeus e os americanos. Tomando como ponto de partida essa recorrente nomeação, este artigo visa discutir, a partir do ponto de vista do significante “latino” seus significados e seus efeitos em cada um desses três cortes temporais. Afim de nos aprofundarmos nisso que insiste na repetição não necessária, mas contingente, deste significante, usaremos do método psicanalítico com o objetivo de articular insistência, repetição e recalque. Deste modo, poderemos abarcar isso que, da insistência do significante latino, no plano da nomeação, por mais de 2.500 anos de história, não pode ser dito e por isso, pela via da repetição, não cessa de se inscrever.

Biografia do Autor

Keylla Barbosa, Université Paris Diderot - Paris VII

Psicóloga, especialista em Saúde Mental e Coletiva pela Unicamp, mestre em Linguística pela Unicamp e doutoranda em Psicanálise e Psicopatologia pela Université Paris Diderot-Paris VII.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Barbosa, K. (2021). As três faces da latinidade: significante, repetição e recalque. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (9). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.54277