Considerações sobre biografia científica e história transnacional das ciências: o caso da participação de Gleb Wataghin na cooperação ítalo-soviética (1959-1968)

Autores

  • Luciana Vieira Souza da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.48121

Resumo

Este artigo buscar explorar as possibilidades de interlocução entre a biografia científica e a história transnacional para a história das ciências, tendo como estudo de caso a participação do físico russo-italiano Gleb Wataghin na cooperação ítalo-soviética. A análise de trajetórias individuais tem se mostrado uma ferramenta a ser considerada na análise da construção de redes transnacionais. Entre os resultados, argumento sobre a possibilidade de que esses contatos tenham sido fruto de parte da expressão do habitus do físico, constituído em seu período brasileiro, quando trabalhou pela internacionalização da ciência, em acordo com as relações diplomáticas estabelecidas entre os países.

Biografia do Autor

Luciana Vieira Souza da Silva, Universidade de São Paulo

Doutoranda em História da Educação e Historiografia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa História e Historiografia das ideias e dos intelectuais da educação. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo FAPESP nº 15/20490-8). Mestra em Estudos Culturais (EACH-USP) e licenciada em Ciências da Natureza (EACH-USP).

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Silva, L. V. S. da. (2020). Considerações sobre biografia científica e história transnacional das ciências: o caso da participação de Gleb Wataghin na cooperação ítalo-soviética (1959-1968). Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (7). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.48121