O Eclipse Solar de Maio de 1919 e as Relações Científicas Entre Brasil e Inglaterra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.48102

Resumo

O eclipse solar de 1919 é um importante episódio dentro da História da Física. Sua complexidade e as várias nacionalidades envolvidas permitem diversas análises, ainda mais se observarmos para além das regionalidades, olhando as interrelações das diversas comunidades científicas. Pretendemos nesse artigo focar nas relações entre as equipes brasileira e inglesa que se dirigiram para Sobral. Apresentamos como Henrique Morize foi importante para a escolha de Sobral e seu relacionamento com os astrônomos britânicos. Trabalhamos sobre a preparação de ambos os comitês, abordando quais foram as motivações das equipes e a forma como comunidades científicas e órgãos governamentais se relacionavam.

Biografia do Autor

Sofia Guilhem Basilio, Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo

Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências (Modalidade Ensino de Física) pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências - USP e atualmente Doutoranda em Ciências (Modalidade Ensino de Física) pelo mesmo programa. Participante do Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo). Possui interesse pela História das Teorias da Relatividade e Física Quântica. Realiza estudos sobre como aspectos ideológicos podem se dar na relação Ciência-Sociedade.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Guilhem Basilio, S. (2020). O Eclipse Solar de Maio de 1919 e as Relações Científicas Entre Brasil e Inglaterra. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (7). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.48102