A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS SOBRE AS INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS COMO A SÍNTESE EMBRIONÁRIA DO MODELO PADRÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES

Renan Milnitsky

Resumo


Neste artigo serão apresentadas reflexões sobre como a circulação de ideias em diferentes momentos da história da Física de Partículas contribuíram para formar o embrião do Modelo Padrão da Física de Partículas Elementares. A narrativa histórica foi construída em três fases que tem como intuito apresentar um panorama geral da circulação de ideias e o ideal de “Modelo Padrão” que as guiou em cada um dos contextos. A Fase Atômica (1890-1932) se dedica a explicar a estrutura da matéria, suas formas de decaimentos e composição das diferentes formas de radiação. A Fase das Interações (1932-1947) descreve como as tentativas de construção de teorias quânticas para as interações fundamentais tentou acompanhar as novidades reveladas pela produção em larga escala de dados experimentais provindos das pesquisas em raios cósmicos. A Fase das Simetrias e Conservações (1947-1964) circunda a discussão sobre as partículas estranhas, na busca por princípios de simetrias e conservações. Ao final, discute-se como os primeiros mecanismos de quebra de simetria foram utilizados na formulação do quark e constituíram um prelúdio para o Modelo Padrão.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2020.47578

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Renan Milnitsky

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Programa de Pós-Graduação em Filsofia da UERJ

ISSN (online): 2526-5792

 

Licença Creative Commons
Em Construção está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Construção pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Em Construção.


Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, sala 9037 – bloco F. Maracanã – Rio de Janeiro. CEP: 20550-900

E-mail: emconstrucaorevista@gmail.com