Conexões entre filosofia e ciências no séc. XIX: um estudo sobre o desenvolvimento das ciências naturais e suas reverberações na filosofia alemã deste período

Rebeca Furtado de Melo

Resumo


Este artigo pretende apresentar, em linhas gerais, um panorama histórico da filosofia alemã do séc. XIX. Deseja-se problematizar como a consolidação tardia das ciências naturais neste país permitiu um diálogo mais profícuo entre filosofia e ciências. O trabalho discute como na segunda metade do séc. XIX o pensamento alemão realiza um retorno à filosofia kantiana, levado a cabo por cientistas e filósofos, como tentativa de superar uma crise de legitimidade que ameaçava não apenas a filosofia, mas também as ciências humanas e naturais. Na terceira parte do trabalho se debate, de maneira mais detida, o caso da filosofia de Nietzsche, a fim de resgatar e discutir a influência de Kant para o pensamento de tal autor, problematizando a relação de sua filosofia com o pensamento de Lange.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2017.28123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Rebeca Furtado de Melo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Programa de Pós-Graduação em Filsofia da UERJ

ISSN (online): 2526-5792

 

Licença Creative Commons
Em Construção está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Construção pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Em Construção.


Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, sala 9037 – bloco F. Maracanã – Rio de Janeiro. CEP: 20550-900

E-mail: emconstrucaorevista@gmail.com