Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciências pretende se consolidar como um periódico seriado de caráter científico, acadêmico e cultural, publicado em formato digital e editado semestralmente.

Tem como objetivo publicar materiais inéditos em formato de artigos e resenhas críticas, além de traduções e entrevistas que estejam de acordo com os requisitos do periódico, de modo que se mantenham condizentes com a especialidade do tema, qual seja os da epistemologia histórica e dos estudos de ciências. A revista também irá propor temas a serem discutidos pelos autores em seus artigos. Deste modo, pretende-se promover o debate de temas polêmicos a partir de dossiês, ensaios e diálogos o que permitirá aos autores uma abordagem mais dinâmica. Pretende-se, com isso, construir um novo conceito de publicação em filosofia das ciências por meio de uma abordagem temática, que se dedicará ao ensino e aprendizado das questões sobre ciências em suas diferentes relações com a política e a sociedade, a partir de contribuições de graduandos, pós-graduandos e doutores da Filosofia, História, Sociologia dentre outras áreas. Assim, a Revista Em Construção pretende se afirmar no limite mesmo entre o discurso filosófico e a prática científica, a fim de que se possa gerar conhecimento por meio desse encontro.

Os textos serão publicados seguindo as normas da ABNT. Na medida em que se propõe como um periódico acadêmico, aceita contribuições que sigam suas normas editoriais.

O corpo editorial da Revista se reserva o direito de, após criteriosa avaliação do conselho editorial, publicar (ou não) os trabalhos que lhes forem encaminhados e sugerir alterações para a sua publicação.

Publicam-se artigos em seis idiomas: português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.

Todos os artigos devem ser acompanhados de resumos e palavras-chave em inglês e português.

Os números da revista serão temáticos e as chamadas divulgadas com antecedência. Outrossim, será mantida uma seção de artigos com temas livres.

Todos os números serão divulgados por meios digitais, estando disponíveis gratuitamente na Internet.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatos de experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Manuscrito

Nesta seção publicamos materiais originais que correspondem ao produto anterior à revisão, edição e publicação de extratos de livros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Itinerários por arquivos: buscar e organizar evidências do passado

Relatos de experiência em arquivos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Esta seção aceita ensaios, ou seja, textos originais, opinativos  em  que  se  expõem  ideias,  críticas e análises de conjuntura.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Em Construção procede à avaliação por dois pareceristas externos, em duplo parecer às cegas (double-blind peer-review), para a aprovação dos artigos a serem publicados.

1- Os trabalhos, para serem publicados na Revista Em Construção, deverão obter dois pareceres favoráveis e, para tanto, serão submetidos à apreciação de dois pareceristas, escolhidos por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação. Caso um parecerista aprove a publicação e outro não, caberá ao Conselho Editorial decidir pela publicação ou não.

2- Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo. O autor será informado da decisão dos pareceristas e deverá providenciar, em caso de aprovação condicionada, em até 7 (sete) dias, a adequação de sua contribuição às observações do parecer.

3- Os autores do documento devem excluir todas as referências que podem levar à identificação da autoria de sua contribuição.

4-Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

Periodicidade

Semestral. A Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciências publica dois números por ano. Publicam-se trabalhos em dossiês temáticos e artigos de temática livre.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ciência aberta

A Revista Em Construção não cobra taxa de submissão e nem publicação e não possui qualquer tipo de embargo para acesso ao conteúdo do periódico. 

A Revista Em Construção é signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA).

 

Política Contra Plágio

Todos artigos submetidos à Revista Em Construção serão avaliados para identificação de plágio através do Corpo Editorial. A Revista Em Construção rejeitará imediatamente documentos que tenham identificação de plágio ou autoplágio através do processo acima descrito.