REENCONTRANDO HOMERO ATRAVÉS DO VIÉS LEXICAL: A CONTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO HOMÉRICO EM PORTUGUÊS A PARTIR DA TRADUÇÃO DA OBRA “A HOMERIC DICTIONARY FOR SCHOOLS AND COLLEGES”

Autores

  • Dulcileide Virginio do nascimento Braga Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2020.57508

Resumo

Dispomos ainda de pouquíssimo material relacionado aos estudos clássicos traduzido em português. E quanto este material (não incluindo as inúmeras traduções dos textos homéricos) é relacionado a Homero, a proporção é menor ainda. Uma vez que  traz em suas obras a essência da civilização ocidental, por ser considerado o maior poeta e o educador da Grécia, o aprimoramento e a compreensão das obras, vocabulário e estilo homéricos é de extrema relevância não só para os estudos clássicos no Brasil e áreas afins, como para entender a nossa própria essência enquanto civilização. Com o propósito de contribuir para amenizar este contexto, este projeto tem por objetivo a criação de um  dicionário homérico a partir da tradução da obra A homeric dictionary for schools and Colleges, de Georg Autenrieth em cotejo com a obra Homeric vocabulaires: greek and english word - list  for study of Homer, de Willian Bishop Owen e Edgar Johnson Goodspeed.

Tal projeto proporcionará um importante instrumento para pesquisadores de diferentes áreas em vernáculo, sanando uma lacuna existente em relação aos estudos homéricos. E, ao ampliarmos a parte introdutória do dicionário homérico, no que diz respeito às questões dialetais e métricas, também disponibilizaremos um material de estudo completo em uma única obra.

Biografia do Autor

Dulcileide Virginio do nascimento Braga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras Clássicas pela UFRJ, Dulcileide é professora adjunta de Língua e Literatura Gregas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-12-05

Como Citar

Braga, D. V. do nascimento. (2020). REENCONTRANDO HOMERO ATRAVÉS DO VIÉS LEXICAL: A CONTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO HOMÉRICO EM PORTUGUÊS A PARTIR DA TRADUÇÃO DA OBRA “A HOMERIC DICTIONARY FOR SCHOOLS AND COLLEGES”. Eλληνικo βλεμμα, (8). https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2020.57508

Edição

Seção

Estudos de Língua Grega