Απευθύνσεις προς τον Θεό και θρησκευτικότητα στο ποιητικό έργο των Καρούζου, Λειβαδίτη και Σινόπουλου

Autores

  • Emílios Solomós Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2018.40559

Resumo

Os chamamentos a Deus (por exemplo, Deus, Senhor) na poesia tem um percurso longo e aparecem em textos escritos já a partir do 3º milênio a.C. Na poesia dos poetas do pós-guerra Karuzos, Livaditis e Sinópulos, os chamamentos se encontram em relação imediata com os Salmos de Davi. Atendem a objetivos selecionados: celebram, expressam espanto, familiaridade, suplicam por misericórdia, ironizam, duvidam, negam. Criam a ilusão do imediatismo de um diálogo e, assim, o poeta rebaixa Deus à escala humana, conversando com ele de igual para igual.

Há, evidentemente, claras semelhanças e divergências entre os três poetas, no modo como empregam os chamamentos e, em meio delas, alguém pode reconhecer o desenvolvimento da poesia deles, especialmente nos casos de Karuzos e Livaditis.

Em Karuzos, os chamamentos, em suas primeiras obras (década de 1950), são caracterizados pelo ar de um arrependimento cristão que regressa aos desígnios de Deus (passou por um abalo nervoso durante seu exílio). Em seguida (década de 60), a sua poesia mudou seu direcionamento. Livaditis seguiu um curso oposto. Inicialmente, de uma negação da religiosidade (os chamamentos são pouquíssimos nas primeiras coletâneas), depois de seu balo ideológico e da ilusão da visão de esquerda, a presença de Deus em sua poesia se tornará mais frequente e os chamamentos se multiplicarão. Sinópulos parece viver também uma poderosa experiência durante a guerra civil, entretanto, em sua poesia, a presença de Deus é rara, o mesmo se dá com os chamamentos a Deus. Aquilo que o preocupa é a materialidade do humano e o erotismo.

Biografia do Autor

Emílios Solomós, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Departamento de Estudos Bizantinos e Neo-helênicos da Universidade do Chipre. Poeta e escritor com várias publicações traduzidas em diversos idiomas.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Solomós, E. (2018). Απευθύνσεις προς τον Θεό και θρησκευτικότητα στο ποιητικό έργο των Καρούζου, Λειβαδίτη και Σινόπουλου. Eλληνικo βλεμμα, (5). https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2018.40559

Edição

Seção

Estudos de Literatura, Arte e Cultura