Por que não Tecla? Aspectos discursivos e romanescos na representação do feminino nos Atos de Tecla

Autores

  • Pedro Ipiranga Junior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2018.39264

Resumo

Os Atos de Tecla ou Atos de Paulo e Tecla têm recebido uma gama crescente de estudos na atualidade. Esse texto faria parte de uma obra maior, Acta Pauli, que teria sido acrescentada ou desmembrada em algum momento da segunda metade do séc. II d. C. É uma obra singular, cujas características mais distintivas suscitaram uma comparação, empreendida por diversos estudiosos, com exemplares do romance antigo de tema amoroso ou erótico. Além disso, como a narrativa está centrada na personagem de Tecla e veicula uma imagem da mulher pautada por certa autonomia e liderança, houve uma produção significativa de estudos sobre o discurso feminino e a agência da mulher, com abordagens teóricas distintas e posicionamentos, por vezes, conflitantes. O presente estudo tem por fim três propósitos: pôr em evidência alguns estudos que trataram da representação da mulher na Antiguidade, aludindo a alguns pontos controversos no debate; retomar a discussão sobre o gênero da obra em relação ao romance antigo; fazer uma análise circunstanciada de algumas passagens dos Atos de Tecla, levando em consideração as questões abordadas nos dois itens anteriores.

Biografia do Autor

Pedro Ipiranga Junior, Universidade Federal do Paraná

ossui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1991), graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona (2011). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: relatos biográficos, prosa romanesca, discursos crstãos, narrativas híbridas e ficção na Antigüidade.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Ipiranga Junior, P. (2018). Por que não Tecla? Aspectos discursivos e romanescos na representação do feminino nos Atos de Tecla. Eλληνικo βλεμμα, (5). https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2018.39264

Edição

Seção

Estudos de Literatura, Arte e Cultura