Uma imagem do homoerotismo em Contra Timarco

Autores

  • Marcelo Coutinho UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.33777

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o tema da moral sexual na sociedade ateniense do século IV a.C. com base na obra de Ésquines Contra Timarco, um discurso jurídico que visa a impedir um político em ascensão de testemunhar em um processo contra si no futuro, sob a acusação de, entre outros desvios morais, ter se prostituído no início da vida adulta. Para tal, serão utilizadas as considerações de Michel Foucault, que em História da Sexualidade: o uso dos prazeres traçou bases para a investigação do código moral que deveria orientar o comportamento sexual dos gregos, e também os apontamentos de Kenneth Dover, que em Greek Homosexuality apresenta como os gregos lidavam com relações homoeróticas e de que forma representavam as mesmas na poesia, no teatro e nas artes. Cumpre informar que todas as datas no texto em questão, a menos que haja indicação contrária, são da era pré-cristã.

Biografia do Autor

Marcelo Coutinho, UFRJ

Doutorando junto ao programa de pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ; professora substituto de língua grega da UFRJ.

Downloads

Publicado

2017-12-03

Como Citar

Coutinho, M. (2017). Uma imagem do homoerotismo em Contra Timarco. Eλληνικo βλεμμα, (3). https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.33777

Edição

Seção

Estudos de Literatura, Arte e Cultura