A Odisseia de Penélope

Autores

  • Elis Crokidakis Castro UNESA - Professora Titular FACHA - Professora Titular
  • Sandra Verônica Vasque Carvalho de Oliveira UNIABEU - Professora Titular FAMATH - Professora Adjunta Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Doutoranda

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.31384

Resumo

 

RESUMO: Na pós-modernidade, a Odisseia é de Penélope e não de Ulisses. Revisitando o clássico de Homero, através da escritora Margaret Atwood, daremos voz à personagem que, se era antes secundária, agora é a principal do enredo. O objetivo desse trabalho é, assim, apresentar tal assertiva e as relações existentes entre os textos, mostrando como a antiguidade dialoga com os tempos atuais.

Palavras-Chave: Odisseia, Penélope, Pós-modernidade.

Biografia do Autor

Elis Crokidakis Castro, UNESA - Professora Titular FACHA - Professora Titular

Pós-doutora em Literatura Brasileira e Doutora em Letras pela UFRJ

Sandra Verônica Vasque Carvalho de Oliveira, UNIABEU - Professora Titular FAMATH - Professora Adjunta Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Doutoranda

Doutora em Letras Clássicas pela UFRJ

Doutoranda em Língua Portuguesa pela UERJ

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Publicado

2017-12-03

Como Citar

Castro, E. C., & de Oliveira, S. V. V. C. (2017). A Odisseia de Penélope. Eλληνικo βλεμμα, (3). https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.31384

Edição

Seção

Estudos de Literatura, Arte e Cultura