CHAMADA ECOS DE LINGUAGEM

2022-11-02

A revista Ecos de Linguagem está recebendo artigos, ensaios, resenhas e traduções para os próximos números, aceitando textos em português, italiano, espanhol, francês, inglês e alemão. Os artigos são submetidos ao sistema de pareceristas duplo-cego e devem seguir rigorosamente as normas de formatação da revista. 

Ecos de Linguagem n. 17 (2022.2) Tradução, línguas e ensino 

Ementa

Textos que apresentem resultados de pesquisas e reflexões vinculadas à tradução – processo e produto -; conceitos e pré-conceitos que envolvem o tradutor e o seu trabalho. O saber-fazer do tradutor e o saber-ser desse profissional; questões éticas. Os estudos de tradução e suas relações com a linguística, semiótica, ensino de línguas, culturas. Os teóricos e práticos de tradução e suas histórias de vida e trabalho.

 Cronograma

Submissão de artigos, resenhas e traduções: até 31 de março de 2022

Publicação: até 30 de junho de 2023

Veja aqui as normas para os autores e as autoras.

Editores

Carmem Praxedes (UERJ)

Franciscu Sedda  (Università degli Studi di Cagliari – UNICA)

A Professora Doutora Carmem Praxedes compreende que nascemos para aprender e ensinar, mas que nunca seremos mais sábios do que o amor, conforme (ECO, 1980). Na sua vida acadêmica, considera importante associar a pesquisa às práticas e reflexões em sala de aula, contando com a interlocução dos estudantes em níveis de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. É professora titular do Instituto de Letras da UERJ 

http://lattes.cnpq.br/2280581254593626

Acesso em 10/10/2022

O Professor Doutor Franciscu Sedda é Sardo, escritor e um dos tesouros doados pela internet, visto que foi a partir de um texto de sua autoria sobre o glocal que estabelecemos com ele os primeiros contatos. Desde então, 2008, mantivemos uma profícua relação acadêmica que foi compartilhada em eventos do SELEPROT. Autor de Tradurre la tradizione – Sardegna, su ballu, i corpi, la cultura (2003 e 2019), cujo estudo de base recebeu o prêmio “Sandra Cavicchioli”, presidido por Umberto Eco. Atualmente Sedda é professor titular da Università degli Studi di Cagliari – UNICA. Ele já foi professor visitante na USP e atuou em Roma 2 e na La Sapienza, ambas de Roma.