v. 9 n. 22 (2020): Setembro 2020

					Visualizar v. 9 n. 22 (2020): Setembro 2020
Publicado: 2020-10-28

CRÉDITOS

EDITORIAL

  • SABERESFAZERES EM EDUCAÇÃO - POR ENTRE PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS DOCENTES

    Andrea da Paixão Fernandes, Lincoln Tavares Silva
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.55468

ARTIGOS

  • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO POLÍTICA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (SP): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    Denise Dias dos Santos, Natália Frizzo de Almeida
    03-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45110
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EJA: UMA ANÁLISE DA OFERTA DO PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS NA BAHIA

    Jocemara Nascimento Santos, José Humberto da Silva
    15-29
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51266
  • CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA: MULTIPLICIDADE DE SINAIS EM LIBRAS E POSSÍVEIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

    Frederico Alan de Oliveira Cruz, Ana Carla Ziner Nogueira, Sergio Manuel Serra da Cruz
    30-45
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43578
  • A FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NO CAP-UERJ: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O ENSINO CURRICULAR E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

    Walace Ferreira, Rodrigo de Souza Pain, Afrânio de Oliveira Silva, Guilherme Nogueira de Souza
    46-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50389
  • FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DISCUTINDO SOBRE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO

    Camila Porto Giacomelli, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Liane Teresinha Wendling Roos
    60-75
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45393
  • DECOLONIALIDADE E DIFERENÇA EM QUARTO DO DESPEJO: A DESCRIÇÃO DO COTIDIANO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA

    Natacha Pereira Alves Bastos, Rogerio Mendes de Lima
    76-86
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51960
  • A PRODUÇÃO DA ESCRITA - UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR - NO COTIDIANO DA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO E DA LINGUÍSTICA

    Patrícia Tavares da Silva, Tania de Assis Souza Granja, Kátia Nazareth Moura de Abreu
    87-103
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51201
  • A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS E AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA ENCONTRADAS NESSE PROCESSO.

    Sumaya Pimenta de Castro, Abigail Malavasi, Gerson Tenório dos Santos
    104-119
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50340
  • EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA EM BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM RISCO PSICOSSOCIAL

    Larissa Rayane Mendes Rocha, Juliana Nunes Santos, Romana Francthesk Mendes da Cunha, Rosane Luzia de Souza Morais
    120-137
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47498
  • AS OFICINAS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS DA FAVELA DA MARÉ/RJ: E A PEDAGOGIA SOCIAL COM ISSO?

    Jonathan Aguiar, Marcio Bernardino Sirino
    138-149
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.41929
  • PERCEPÇÕES, SENTIDOS E SENSAÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS ATRAVESSAMENTOS

    Bianca Santos Chisté, Catiane Monteiro Pacheco Souza
    150-165
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42516
  • TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS

    Bruna Sarpa Miceli, Marcelo Borges Rocha, Carlos Alberto Andrade Monerat, Igor Leandro Alves de Carvalho, Alberto Henrique Oliveira dos Santos Melo, Ingrid Bento da Silva
    166-187
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44572
  • O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

    Elaine Toná de Oliveira, Shalimar Calegari Zanatta, Marcia Regina Royer, Alexandre Paulo Loro
    188-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47233
  • ARQUITETURA ESCOLAR: UM OLHAR PARA OS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS

    Greyze Maria Palaoro Deitos, Vilmar Malacarne
    203-219
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45711
  • HOJE A AULA É NO LABORATÓRIO E AS ATIVIDADES SÃO NA PRAÇA: PROJETOS DA UNIVERSIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Roberta Negrão de Araújo, Rodrigo de Souza Polleto, Lucken Bueno Lucas, Dayanne da Silva Alves
    220-235
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47632
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FRANQUIA STAR WARS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

    João Carlos Martini de Vargas, Leticia Azambuja Lopes
    236-250
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45268
  • LEISHMANIOSE NA ESCOLA: A PRESENÇA DA TEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018 DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

    Carlos Roberto Rodrigues Teixeira, Carlos Alberto Sanches Pereira, Lucas Peres Guimarães, Ana Paula Cunha Pereira
    251-263
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46139
  • PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO À AUTOMEDICAÇÃO

    Isabella Cristine dos Santos, Otavio Marino dos Santos Neto, Vitória Imaculada Soares Uliana, Vinicius Pedrazzi, João Paulo Mardegan Issa
    264-275
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47477
  • INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA: CARACTERIZAÇÃO DE UM DISCURSO REFLEXIVO

    Viviane Arrigo, Camila Marques de Giuli, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Álvaro Lorencini Júnior
    276-298
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46913
  • A IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Marcelo da Cunha Matos
    299-310
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43613
  • O ARQUIVO E AS ARTES VISUAIS: EXTENSÃO E ANTROPOLOGIA VISUAL EM SOBRAL/CE – BRASIL

    Nilson Almino de Freitas
    311-324
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46678
  • O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DO IFNMG E SEU IMPACTO NA PRODUÇÃO EXTENSIONISTA

    Ricardo Jardim Neiva, Magda Matos Tanure do Amaral, Sheldon William Silva, Eliane Macedo Sobrinho Santos
    325-340
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46531

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

  • IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS – LARPI

    Júlia Maria Alves Vieira, Beatriz Almeida Quintanilha, Carla Cordeiro Marçal-Guthierrez
    341-347
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51363
  • EXPOSIÇÃO ITINERANTE: fortalecimento de escolas e comunidades rurais por meio da Educação do Campo

    Franciane Diniz Cogo, Mateus Torres Miranda, Marcelo Galvani Pimenta, Ramon Rodrigues de Oliveira, Larissa Cristina Romeiro da Silva
    348-354
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.49441
  • DIÁLOGOS NA ESCOLA, CAIXA DE MEMÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

    Eduardo Gomes Machado, Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Stefania Maria Francolino da Silva
    355-361
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46933