Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 22 (2020): Setembro 2020
v. 9 n. 22 (2020): Setembro 2020
Publicado:
2020-10-28
CRÉDITOS
CRÉDITOS
e-Mosaicos e-Mosaicos
PDF
EDITORIAL
SABERESFAZERES EM EDUCAÇÃO - POR ENTRE PROCESSOS FORMATIVOS E PRÁTICAS DOCENTES
Andrea da Paixão Fernandes, Lincoln Tavares Silva
01-02
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.55468
ARTIGOS
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO POLÍTICA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (SP): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Denise Dias dos Santos, Natália Frizzo de Almeida
03-14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45110
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EJA: UMA ANÁLISE DA OFERTA DO PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS NA BAHIA
Jocemara Nascimento Santos, José Humberto da Silva
15-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51266
CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA: MULTIPLICIDADE DE SINAIS EM LIBRAS E POSSÍVEIS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
Frederico Alan de Oliveira Cruz, Ana Carla Ziner Nogueira, Sergio Manuel Serra da Cruz
30-45
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43578
A FORMAÇÃO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NO CAP-UERJ: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE O ENSINO CURRICULAR E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Walace Ferreira, Rodrigo de Souza Pain, Afrânio de Oliveira Silva, Guilherme Nogueira de Souza
46-59
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50389
FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DISCUTINDO SOBRE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO
Camila Porto Giacomelli, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Liane Teresinha Wendling Roos
60-75
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45393
DECOLONIALIDADE E DIFERENÇA EM QUARTO DO DESPEJO: A DESCRIÇÃO DO COTIDIANO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA
Natacha Pereira Alves Bastos, Rogerio Mendes de Lima
76-86
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51960
A PRODUÇÃO DA ESCRITA - UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR - NO COTIDIANO DA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO E DA LINGUÍSTICA
Patrícia Tavares da Silva, Tania de Assis Souza Granja, Kátia Nazareth Moura de Abreu
87-103
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51201
A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS E AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA ENCONTRADAS NESSE PROCESSO.
Sumaya Pimenta de Castro, Abigail Malavasi, Gerson Tenório dos Santos
104-119
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50340
EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA EM BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM RISCO PSICOSSOCIAL
Larissa Rayane Mendes Rocha, Juliana Nunes Santos, Romana Francthesk Mendes da Cunha, Rosane Luzia de Souza Morais
120-137
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47498
AS OFICINAS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS DA FAVELA DA MARÉ/RJ: E A PEDAGOGIA SOCIAL COM ISSO?
Jonathan Aguiar, Marcio Bernardino Sirino
138-149
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.41929
PERCEPÇÕES, SENTIDOS E SENSAÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS ATRAVESSAMENTOS
Bianca Santos Chisté, Catiane Monteiro Pacheco Souza
150-165
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42516
TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
Bruna Sarpa Miceli, Marcelo Borges Rocha, Carlos Alberto Andrade Monerat, Igor Leandro Alves de Carvalho, Alberto Henrique Oliveira dos Santos Melo, Ingrid Bento da Silva
166-187
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44572
O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Elaine Toná de Oliveira, Shalimar Calegari Zanatta, Marcia Regina Royer, Alexandre Paulo Loro
188-202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47233
ARQUITETURA ESCOLAR: UM OLHAR PARA OS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS
Greyze Maria Palaoro Deitos, Vilmar Malacarne
203-219
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45711
HOJE A AULA É NO LABORATÓRIO E AS ATIVIDADES SÃO NA PRAÇA: PROJETOS DA UNIVERSIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Roberta Negrão de Araújo, Rodrigo de Souza Polleto, Lucken Bueno Lucas, Dayanne da Silva Alves
220-235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47632
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FRANQUIA STAR WARS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
João Carlos Martini de Vargas, Leticia Azambuja Lopes
236-250
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45268
LEISHMANIOSE NA ESCOLA: A PRESENÇA DA TEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2018 DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Carlos Roberto Rodrigues Teixeira, Carlos Alberto Sanches Pereira, Lucas Peres Guimarães, Ana Paula Cunha Pereira
251-263
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46139
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO QUANTO À AUTOMEDICAÇÃO
Isabella Cristine dos Santos, Otavio Marino dos Santos Neto, Vitória Imaculada Soares Uliana, Vinicius Pedrazzi, João Paulo Mardegan Issa
264-275
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47477
INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA: CARACTERIZAÇÃO DE UM DISCURSO REFLEXIVO
Viviane Arrigo, Camila Marques de Giuli, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Álvaro Lorencini Júnior
276-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46913
A IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Marcelo da Cunha Matos
299-310
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.43613
O ARQUIVO E AS ARTES VISUAIS: EXTENSÃO E ANTROPOLOGIA VISUAL EM SOBRAL/CE – BRASIL
Nilson Almino de Freitas
311-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46678
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DO IFNMG E SEU IMPACTO NA PRODUÇÃO EXTENSIONISTA
Ricardo Jardim Neiva, Magda Matos Tanure do Amaral, Sheldon William Silva, Eliane Macedo Sobrinho Santos
325-340
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46531
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS – LARPI
Júlia Maria Alves Vieira, Beatriz Almeida Quintanilha, Carla Cordeiro Marçal-Guthierrez
341-347
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51363
EXPOSIÇÃO ITINERANTE: fortalecimento de escolas e comunidades rurais por meio da Educação do Campo
Franciane Diniz Cogo, Mateus Torres Miranda, Marcelo Galvani Pimenta, Ramon Rodrigues de Oliveira, Larissa Cristina Romeiro da Silva
348-354
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.49441
DIÁLOGOS NA ESCOLA, CAIXA DE MEMÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Eduardo Gomes Machado, Maria Valdelia Carlos Chagas de Freitas, Stefania Maria Francolino da Silva
355-361
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46933
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Palavras-chave
Indexada em
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários