MODERNISMO NO ENSINO MÉDIO: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL

Autores

  • Denise Brasil Alvarenga Aguiar
  • Adriana Maria Almeida de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.9894

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.9894

Na busca de rever conteúdos e procedimentos didáticos em torno do ensino específico do Modernismo em turmas de ensino médio, o trabalho propõe uma abordagem da representação da brasilidade – um dos aspectos mais caros a esse período literário no país – que supere as tradicionais dicotomias traçadas a partir de comparações com o passado literário, especialmente com o Romantismo. Partindo da hipótese de que, para além da mera rejeição do passado, o Modernismo pavimentou uma trilha de redescoberta seletiva da história, desvelando relações de poder e fraturas dos projetos das elites brasileiras desde os tempos coloniais, espera-se contribuir para uma formação mais ampla do leitor no espaço escolar e, ainda, abrir possibilidades de construção de projetos interdisciplinares.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

Aguiar, D. B. A., & Freitas, A. M. A. de. (2013). MODERNISMO NO ENSINO MÉDIO: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL. E-Mosaicos, 2(4), 15–24. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.9894

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Seção

ARTIGOS