BOURDIEU E EDUCAÇÃO: CONCEPÇÃO CRÍTICA PARA PENSAR AS DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS NO BRASIL

Autores

  • Walace Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.8846

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.8846

Pierre Bourdieu é, sem duvida, um dos grandes sociólogos do século XX, reconhecido internacionalmente, e um dos grandes pensadores contemporâneos a abordar a questão da educação de forma tão relevante. Neste artigo apresentamos sua teoria acerca da educação nas sociedades modernas, em que aparece uma considerável relação entre o papel da escola e a reprodução e legitimação das desigualdades sociais no contexto do capitalismo. Em seguida, propomos uma reflexão sobre alguns aspetos da desigualdade social brasileira à luz da teoria de Bourdieu, de maneira a estimular o leitor a ter um pensamento mais cuidadoso e crítico sobre a educação e o seu papel.

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Publicado

2013-06-01

Como Citar

Ferreira, W. (2013). BOURDIEU E EDUCAÇÃO: CONCEPÇÃO CRÍTICA PARA PENSAR AS DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS NO BRASIL. E-Mosaicos, 2(3), 46–59. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.8846

Edição

Seção

ARTIGOS