DA ÉTICA DOS PCNs À ÉTICA DA SALA DE AULA

Autores

  • Rita Josélia da Capela
  • Terezinha Regina Nogueira Nazar

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.8830

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.8830

Este trabalho tem como objetivo oferecer aos professores da Educação Básica uma abordagem diferente da desenvolvida na sala de aula tradicional. Abordagem essa, em que os alunos possam desenvolver seus próprios meios e recursos de aprendizado de valores, descobrindo e vivenciando competências e habilidades. Propõe-se uma reflexão a partir da fundamentação teórica da ética dos PCNs até a prática vivenciada nas salas de aulas, por alunos e professores, para que o espírito crítico, efetivamente, seja incorporado ao cotidiano dos indivíduos como um “saber ser” e “saber fazer”. A partir da problematização da realidade que cerca o aluno e o fazer pedagógico que norteia a prática no cotidiano das salas de aula, buscar-se-á propiciar vivências que favoreçam o repensar da valorização da dimensão ética, propriamente dita, como uma ênfase para além da racionalidade, na sensibilidade e afetividade, na formação para a vida e na direção da autonomia com responsabilidade. A abordagem da Filosofia proposta está baseada na superação do senso comum, enquanto interpretação da realidade, mostrando a filosofia como instrumental crítico para compreensão de si mesmo e do mundo, em seus múltiplos aspectos.

Downloads

Publicado

2013-06-01

Como Citar

Capela, R. J. da, & Nazar, T. R. N. (2013). DA ÉTICA DOS PCNs À ÉTICA DA SALA DE AULA. E-Mosaicos, 2(3), 38–45. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.8830

Edição

Seção

ARTIGOS