CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM SALA DE AULA INVERTIDA E TDIC NO ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.78084Palavras-chave:
Ensino de Física, TDIC, Sala de aula invertida.Resumo
O ensino de física foi baseado na mera transmissão de conteúdos durante muitos anos, realidade ainda observada em diversas comunidades escolares. As dificuldades de aprendizagem dessa disciplina e a necessidade de o aluno ocupar a posição central do processo de ensino requerem novas metodologias, sobretudo quando a indissociabilidade da Física com a Matemática é colocada em discussão. Nessa perspectiva, a intervenção apresentada neste relato teve como objetivo conduzir estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, em Pires do Rio – Goiás, à busca e aprendizagem dos conhecimentos científicos do tema “Gravitação Universal” por conta própria, a fim de verificar as contribuições do ensino do tema citado com o uso conjunto de uma tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) e a metodologia de sala de aula invertida. Os resultados mostraram que a abordagem realizada é inovadora no meio educacional em que os alunos participantes estão inseridos. Verificou-se que a combinação de uma TDIC com a sala de aula invertida nesta intervenção trouxe benefícios à formação científica do aluno protagonista e ativo. Ressalta-se a importância de futuras intervenções dessa natureza com outras metodologias e abordagens.
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