O PODER DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR PARA A CIDADANIA

Autores

  • Rejane Cristina de Araújo Rodrigues PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.66121

Palavras-chave:

conhecimento poderoso, educação geográfica, educação política, cidadania ativa

Resumo

Neste artigo damos continuidade às reflexões quanto ao poder formativo da Geografia buscando avançar no sentido de encontrar respostas a uma questão central: Qual o papel e a importância do conhecimento geográfico para a transformação da realidade socioespacial, considerados os objetivos essenciais de promoção de maior justiça social e territorial no Brasil? Nosso objetivo principal diz respeito à identificação da importância do conhecimento geográfico escolar para a formação de cidadãos críticos, ativos e participativos, tendo como fio condutor a consideração do conhecimento geográfico como um conhecimento poderoso, empoderador. Apresentamos, desse modo, algumas proposições relacionadas ao potencial formativo da geografia escolar e ao poder do conhecimento geográfico, com vistas a dar destaque ao papel da educação geográfica para a formação política dos brasileiros, considerada urgente quando observado os fatos políticos mais recentes no país. Nosso propósito mais geral é o de contribuir para os debates sobre os rumos da ciência geográfica no Brasil atual, dando-se maior visibilidade aos nexos existentes e necessários entre a Geografia Política crítica e a Educação Geográfica que se pretende como integrante de um processo de educação emancipadora. Bem como, de habilitar o cidadão brasileiro a, para além de pensar geograficamente, incorporar o conhecimento geográfico acumulado ao longo de sua formação escolar como um conhecimento que o torne capaz de compreender e de agir politicamente com relação aos problemas que se manifestam no mundo contemporâneo.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Rodrigues, R. C. de A. (2022). O PODER DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR PARA A CIDADANIA. E-Mosaicos, 11(28), 198–210. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.66121

Edição

Seção

ARTIGOS