20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CONVERSA COM CARLOS ROBERTO JAMIL CURY

Autores

  • Andrea da Paixão Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elionaldo Fernandes Julião Universidade Federal Fluminense / Professor Associado

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62615

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, EJA, Direito à Educação

Resumo

Esta conversa com o Professor Carlos Roberto Jamil Cury relator do famoso Parecer CNE/CEB nº 11/2000 que estabeleceu as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos”, ocorre como marco dos 20 anos de aprovação das Diretrizes para este dossiê temático de e-Mosaicos. Trata-se de um diálogo sobre o documento que contribuiu para delinear importantes conquistas no campo da EJA nos anos subsequentes e que ainda se constitui como referência para o campo da educação para pessoas jovens e adultas no Brasil.

Biografia do Autor

Andrea da Paixão Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (UNICAMP); Mestre em Educação (UFF); Especialista na Área de Educação de Jovens e Adultos (UFF); Pedagoga (UERJ). Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ. Pesquisadora da Área de Educação para Pesosas Jovens e Adultas e Formação de Professores.

Elionaldo Fernandes Julião, Universidade Federal Fluminense / Professor Associado

Professor Associado em Educação de Jovens e Adultos do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos da UFF.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Fernandes, A. da P., & Julião, E. F. (2021). 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CONVERSA COM CARLOS ROBERTO JAMIL CURY. E-Mosaicos, 10(24), 6–14. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62615