DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: APONTAMENTOS E INQUIETAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62540

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Colégio de Aplicação, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia, Sala de Aula Virtual.

Resumo

A pandemia da Covid-19 provocou uma profunda transformação na prática educacional no mundo inteiro, com a suspensão das atividades presenciais e a adaptação do ensino às atividades remotas. Esse drama expôs e agravou os problemas da educação escolar no Brasil, alargando o fosso entre redes de ensino e alterando significativamente o desempenho dos estudantes e profissionais da educação. O critério econômico tornou-se ainda mais revelador das discrepâncias existentes no acesso à educação. Nesse cenário sombrio, com o recrudescimento da Covid-19 no país, milhares de docentes tiveram que ressignificar suas práticas, tendo como suporte as novas tecnologias, enquanto estudantes das redes públicas precisaram de apoio, além do pedagógico, para suprir suas necessidades materiais. A tecnologia, que ora se mostra como solução, é também o problema central nesse contexto, pois não fez parte da formação acadêmica de grande parte dos docentes e ainda é um item faltante para uma larga parcela dos estudantes das camadas mais populares. Desse modo, o presente estudo propõe uma reflexão sobre as adaptações decorrentes da pandemia no setor educacional, em especial, considerando a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência Política. Diretor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Carmo, E. F. (2021). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: APONTAMENTOS E INQUIETAÇÕES. E-Mosaicos, 10(25), 116–129. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62540

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA - REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES