POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Marcelo Máximo Purificação Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior - FIMES/UNIFIMES

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58873

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Formação de professor. Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir sobre as políticas educacionais no que tange à formação de professores para educação básica no Brasil, no espaço temporal de cinco anos (2015-2020). A abordagem metodológica adotada é de pesquisa documental, buscando problematizar o aporte teórico-metodológico que sustentam as políticas no campo da educação, observando o impacto dessas na docência, no currículo e no desenvolvimento profissional de professores. O percurso desenvolvido na investigação foi traçado a partir do pressuposto da pesquisa qualitativa/ documental, a qual possibilitou discutir três eixos: os aspectos conceituais sobre currículo, a nova Base Nacional Comum Curricular, a Resolução (CNE/ CP 02/ 2019) e as políticas educacionais. A formação de professores no Brasil é parte de uma realidade concreta que perpassa pelas políticas educacionais, cujos impactos reverberam no currículo, nos cursos e programas específicos de formação. É atual e relevante discutir sobre as políticas educacionais no que tange à formação de professores para educação básica no Brasil, em que a análise documental demonstra a importância de uma formação docente comprometida com uma educação de qualidade. Isso implica adoção de um currículo crítico na formação inicial para que o professor possa fazer uma leitura transformadora das questões ideológicas e as influências dos movimentos neoliberal e do neoconservador nas políticas públicas educacionais no Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação, Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior - FIMES/UNIFIMES

Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC Portugal, (2016) - supervisionado pela Dra. Teresa Pessoa, Pós-doutorado (em andamento) em Formação de professores, Identidade e Gênero pelo Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Coimbra ESEC - supervisionado pela Dra. Filomena Teixeira; Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/Goiás (2014); Mestre em Educação Comunitária Infância e Juventude pelas Faculdades EST/UFRGS (2008) e Mestre em Ciências da Educação pela UEP (2008); Discente do programa em Educação da ULBRA (03/2020 - atual) e do programa em Ensino da UNIVATES (01/2018 - atual); Docente permanente do programa em Educação da Faculdade De Inhumas (08/2019 - atual), do programa em Educação da UEMS (03/2020 - atual) e do programa em Intervenção Educativa E Social da UNEB (03/2019 - atual). A nível de graduação possui formação multidisciplinar com: Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICSH), Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira (FBB). É professor do quadro efetivo da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior/FIMES/UNIFIMES desde 2014 na Categoria Titular Classe I e professor P-IV da Secretaria Estadual de Educação de Goiás desde 1999. Coordenador do Grupo de Pesquisa (NEPEM/UNIFIMES-CNPq); Colíder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas (do IFAM). Associado na ANPED/Nacional. Membro do Comitê Científico da Revista Brasil Publishinh (2020 -) Membro da Comissão Editorial da Revista Científica em Educação da FACMAIS (2020 -); Membro do Comitê Científico da Editora Atena (2019 -); Editor da Revista Científica Novas Configurações Diálogos Plurais (2020 -). Pesquisador cadastrado no ORCID e no ResearchGate. Tem experiência na área da Educação atuando no campo da educação e Diversidade. Atualmente interessa-me pesquisa em dois Eixos Temáticos: I Processos Educativos: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Currículo, Desenvolvimento Profissional, Ensino e Tecnologia; II Estudos Culturais: Identidade, Representação, Gênero, Violência, Negritude, Religiosidade e Cultura.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Purificação, M. M. (2022). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM CONTEXTO BRASILEIRO. E-Mosaicos, 11(27), 200–220. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58873

Edição

Seção

ARTIGOS