AÇÕES FORMATIVAS PARA DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58842

Palavras-chave:

extensão, material formativo, docentes, pandemia, ética.

Resumo

Esse artigo buscou expor as ações de pesquisa e extensão coordenadas pelo Observatório XXXX, da XXXX, em resposta à pandemia do Covid-19. O observatório procura atender as necessidades de membros da comunidade educativa, embasando-se na Educação para a Convivência Ética. Inicialmente, apresentaram-se os resultados da pesquisa realizada a fim de identificar as demandas formativas de professores de Ensino Médio e Superior durante a pandemia. Na sequência, relata-se o processo de construção de materiais multimidiáticos de ampla divulgação em redes sociais, que visam auxiliar educadores nas dificuldades apontadas. Ainda, descreve-se a elaboração de um curso formativo à distância para docentes, dividido em cinco módulos que correspondem às demandas identificadas. A articulação entre as ações de pesquisa e extensão no âmbito do projeto produziu materiais que podem ser disseminados nacionalmente, a fim de auxiliar no enfrentamento da pandemia e suas consequências no campo educativo.

Biografia do Autor

Loriane Trombini Frick, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação

Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação. Membro do GT Psicologia e Moralidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve pesquisa sobre bullying, estratégias antibullying, conflitos interpessoais, clima universitário e convivência ética na escola e universidade.

Vanessa Ribeiro Krubniki, Universidade Federal do Paraná, Curso de Psicologia

Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Bolsista do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais.

Ana Carina Stelko-Pereira, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação

Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

Raphaely Almeida, Universidade Federal do Paraná, Curso de Ciências Biológicas

Estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Bolsista do Observatório do Clima Institucional e Prevenção da Violência em Contextos Educacionais.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Trombini Frick, L., Ribeiro Krubniki, V., Stelko-Pereira, A. C., & Almeida, R. (2021). AÇÕES FORMATIVAS PARA DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA. E-Mosaicos, 10(25), 177–192. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58842

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA - REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES