RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA DE COVID-19: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58355

Palavras-chave:

Ensino remoto, Padlet, Saúde mental.

Resumo

Este texto relata uma vivência na disciplina escolar Ciências de uma turma de oitavo ano de uma escola privada de Niterói (RJ). Inicialmente é contextualizado o ensino remoto em meio à pandemia de COVID-19, a qual evidenciou a desigualdade educacional do país e trouxe desafios e descobertas para os professores. Em seguida, são relatados o planejamento da disciplina e o trabalho do terceiro trimestre, que consistiu na postagem de narrativas individuais em um mural online da ferramenta Padlet. Na proposta de conectar um tema estudado nas aulas com algum elemento do dia-a-dia ou um aspecto mais amplo da sociedade, os assuntos de sistema nervoso, sistema endócrino e alimentação foram os mais escolhidos, percorrendo uma linha pessoal e social que aborda saúde mental e padrões de beleza. Considera-se que, nesse ensino remoto, o foco em um ensino de saúde multidimensional trouxe importantes reflexões discentes e docentes que sustentam a relação entre ciência, sociedade e cultura.

Biografia do Autor

Franco Gomes Biondo, Secretaria Municipal de Educação de Maricá (RJ)

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação de Sandra Selles. Mestre em Educação pela UFF, Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado em Biologia Marinha - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e técnico em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente é professor efetivo de Ciências na rede municipal de Maricá (RJ) e na rede privada de Niterói (RJ), além de estudante de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia no Colégio Pedro II (CPII). É membro do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq) e do grupo de extensão Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas (UFRJ). É filiado à Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atua na área da Educação, sobretudo no campo do Currículo e suas interfaces com o Ensino de Ciências e Biologia, a Educação Ambiental e a Educação Museal.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Biondo, F. G. (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA DE COVID-19: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL. E-Mosaicos, 10(25), 193–199. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58355

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA - REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES