RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA DE COVID-19: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Franco Gomes Biondo

Resumo


Este texto relata uma vivência na disciplina escolar Ciências de uma turma de oitavo ano de uma escola privada de Niterói (RJ). Inicialmente é contextualizado o ensino remoto em meio à pandemia de COVID-19, a qual evidenciou a desigualdade educacional do país e trouxe desafios e descobertas para os professores. Em seguida, são relatados o planejamento da disciplina e o trabalho do terceiro trimestre, que consistiu na postagem de narrativas individuais em um mural online da ferramenta Padlet. Na proposta de conectar um tema estudado nas aulas com algum elemento do dia-a-dia ou um aspecto mais amplo da sociedade, os assuntos de sistema nervoso, sistema endócrino e alimentação foram os mais escolhidos, percorrendo uma linha pessoal e social que aborda saúde mental e padrões de beleza. Considera-se que, nesse ensino remoto, o foco em um ensino de saúde multidimensional trouxe importantes reflexões discentes e docentes que sustentam a relação entre ciência, sociedade e cultura.

Palavras-chave


Ensino remoto; Padlet; Saúde mental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58355

Direitos autorais 2021 Franco Gomes Biondo


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: