EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – UMA TRAJETÓRIA NA INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58209

Palavras-chave:

Inclusão, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de música, Aprendizagem significativa, Mapa conceitual.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi comparar os conhecimentos sobre música, antes e depois da aplicação de uma sequência didática, em alunos com deficiência da EJA, segundo os pressupostos da aprendizagem significativa. Participaram dois alunos de um Projeto Semi-profissionalizante Especial de um município da Baixada Santista - SP. Foi realizada uma sequência didática de seis aulas baseada nos preceitos da aprendizagem significativa, em que os alunos construíram, em dupla, um mapa conceitual sobre a música “Meu limão, meu limoeiro” no início e no final da sequência. Os dados foram analisados com base nas categorias propostas por Novak e Gowin. Constatou-se que o mapa construído ao término da sequência didática mostrou-se mais organizado, com maior número de preposições, hierarquia conceitual com ligações cruzadas e exemplos. Os conhecimentos foram relacionados e percorreram diferentes caminhos na construção e interação de novos conceitos de conteúdo musical proporcionando um caminho para a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Elisete Gomes Natário, Universidade Metropolitana de Santos

Doutora em Educação (UNICAMP). É docente nos cursos de graduação e no  Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos na Linha- Ensino Aprendizagem no Ensino Fundamental.

Willian Monteiro Santos, Prefeitura Municipal de São Vicente; UNIMES

Professor da Rede p;ublica de São Vicente/SP.

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Programa ]de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos.

Cibele Mara Dugaich, UNIMES; UNIP

É docente nos cursos de graduação e no  Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Natário, E. G., Santos, W. M., & Dugaich, C. M. (2022). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – UMA TRAJETÓRIA NA INCLUSÃO. E-Mosaicos, 11(28), 120–139. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58209

Edição

Seção

ARTIGOS