REFERÊNCIAS VIVIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DAS DIRETRIZES AO LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58181

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Diretrizes, Letramento literário, Narrativas de memórias, Referências Viviográficas.

Resumo

O uso de referências é uma prática recorrente no campo das pesquisas por garantirem maior credibilidade. No caso deste estudo em desenvolvimento, intenciona-se demonstrar as potencialidades de referências advindas de vivências, um embasamento por experiência de vida, a partir de narrativas de memórias inspiradas pela literatura em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública de São Gonçalo/RJ. Através de um diálogo entre a memória da história da EJA e suas diretrizes ante avanços e impasses, e as memórias dos próprios alunos dessa modalidade de ensino, espera-se promoção de autoria discente, por meio de letramento literário. A pesquisa se desenrola pela interação das contribuições das referências bibliográficas da área, como Freire, Haddad e Di Pierro, Ecléa Bosi, Cosson entre outros, e das referências viviográficas, ou seja, os próprios atores da pesquisa, os alunos da EJA.

 

Biografia do Autor

Laís Lemos Silva Novo Pinheiro, UERJ- FFP

Doutoranda em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) e membro do Grupo de pesquisa "Formação de Professores, Processos e Práticas Educativas", coordenado pela professora Drª. Helena Amaral da Fontoura da UERJ/FFP. Mestre em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II e participante do Grupo de Pesquisa "LITESCOLA - Literatura e outras linguagens na Escola Básica: letramento literário e formação continuada do professor", pela mesma instituição e sob a liderança da professora Drª. Ana Cristina Coutinho Viegas.Graduada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Foi bolsista do Departamento de Estágios e bolsas (CETREINA), na condição de monitora da disciplina Teoria Literária I, sob a supervisão do professor Dr. Leonardo Pinto Mendes. Atualmente é professora de inglês da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Prefeitura de São Gonçalo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letramento literário, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Literatura, narrativas e memória

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Pinheiro, L. L. S. N. (2021). REFERÊNCIAS VIVIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DAS DIRETRIZES AO LETRAMENTO. E-Mosaicos, 10(24), 248–264. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58181