GÊNEROS E SEXUALIDADES: ESCRITAS JUVENIS NA TESSITURA DE ESPAÇOS FRONTEIRIÇOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Raquel Carine Martins Beserra Martins Beserra Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Eleni Henrique da Silva Henrique Silva Professora do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57796

Palavras-chave:

Escritas juvenis, Educação de Jovens e Adultos, Gêneros, Sexualidades, Re-existências.

Resumo

O objetivo do trabalho foi compreender como as escritas juvenis, a partir de suas questões referentes aos gêneros e às sexualidades, têm dialogado com a EJA em uma escola pública municipal de Fortaleza. A abordagem teórico-metodológica teve caráter qualitativo, utilizando-se da pesquisa participante com base na dialética, tendo como sujeitos as juventudes da EJA. Dentre os procedimentos, há: a observação participante com registro em diário de campo, as conversas informais, as entrevistas semiestruturadas e as rodas de conversa com jovens. No geral, as escritas juvenis se apresentaram como fronteiras culturais junto à modalidade, caminhando lado a lado, exigindo-nos diálogo. Conclui-se que quando a escola pública não dialoga com as múltiplas culturas com as quais convive, tende a fortalecer a neocolonialidade e as subalternidades impostas na América Latina e no Brasil, afetando os grupos majoritariamente de negros/as, de mulheres, LGBTQI+, de jovens e das classes populares. Para tanto, as escritas juvenis que, por ora, situavam-se na EJA, sinalizavam em seus cotidianos territórios de aprendizagens com traçados de re-existências.

Biografia do Autor

Raquel Carine Martins Beserra Martins Beserra, Universidade Estadual do Ceará

Socióloga e Pedagoga. Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora pela UFC. Professora substituta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professora efetiva da rede municipal de Fortaleza. Colaboradora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos.

Maria Eleni Henrique da Silva Henrique Silva, Professora do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). É professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Formação Continuada de Professores de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte escolar, abordagens de ensino, didática e educação física, e prática pedagógica da educação física escolar. É Coordenadora do Subprojeto de Educação Física do Programa PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. É Coordenadora do Grupo de pesquisa Saberes em Ação. Coordena Projeto de Extensão com ênfase na área de Formação de professores de Educação Física e Esportes. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Beserra, R. C. M. B. M., & Silva, M. E. H. da S. H. (2021). GÊNEROS E SEXUALIDADES: ESCRITAS JUVENIS NA TESSITURA DE ESPAÇOS FRONTEIRIÇOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. E-Mosaicos, 10(24), 196–212. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57796