BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS NA UNIVERSIDADE: O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM AMBIENTE DE FORMAÇÃO DOCENTE E VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.55416

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de professores, Brincar, Literatura infantil, Universidade.

Resumo

O relato objetiva apresentar reflexões sobre as aprendizagens e experiências decorrentes do projeto de extensão “Brincar e contar histórias na universidade: experiências no Laboratório de Educação Infantil” vinculado ao Departamento de Pedagogia de uma universidade pública no Paraná. Trata-se de projeto que articula ensino, pesquisa e extensão pois vincula a ação dos acadêmicos do curso com atividades de brincadeiras e literatura com crianças da comunidade. As vivências explicitam o duplo ganho ao envolvidos, incluindo as implicações positivas na formação dos futuros docentes e a valorização do brincar na infância como potência de vida.

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil- GEPEDIN/CNPq/UNICENTRO.

Fernanda Chimende Farias, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Mesomo Lira, A. C., & Chimende Farias, F. (2022). BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS NA UNIVERSIDADE: O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM AMBIENTE DE FORMAÇÃO DOCENTE E VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA. E-Mosaicos, 11(28), 211–215. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.55416

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA