ANÁLISE DOS DESEMPENHOS DE CANDIDATOS DO ENEM EM QUESTÕES DE SOCIOLOGIA

Autores

  • Ozaias Antonio Batista Professor na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). http://orcid.org/0000-0003-1351-9728

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.55041

Palavras-chave:

Desempenhos de candidatos do ENEM (2013), Análise de questões de sociologia do ENEM (2013), Erros e dificuldades de aprendizagem em sociologia, Ensino de sociologia.

Resumo

O presente trabalho analisa as sete primeiras questões de sociologia do caderno amarelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013. O campo empírico desta análise ficou restrito aos candidatos oriundos das escolas públicas e privadas que ingressaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014 via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Essa delimitação analítica se fez necessária em decorrência da expressiva quantidade de dados relacionados com os desempenhos no ENEM. Acompanha essa análise reflexões em torno dos erros e dificuldades de aprendizagem relacionados com os conteúdos disciplinares da sociologia no nível médio. A análise dos desempenhos dos candidatos e das questões de sociologia do ENEM fortalece a área de pesquisa referente ao ensino de sociologia, extrapolando o espaço da universidade ao contribuir com o fomento de materiais didáticos e práticas educativas que viabilizem um melhor rendimento escolar em se tratando da sociologia no nível médio. Tudo isso cooperando para permanência desta disciplina no currículo da escola média, sobretudo diante da atual Reforma do Ensino Médio que secundarizou a sociologia em sua constituição curricular.

Biografia do Autor

Ozaias Antonio Batista, Professor na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE). Doutor em Ciências Sociais (UFRN).

Professor na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES) (UFPI) e Mythos-Logos: ciência, religião e imaginário (UFRN). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por trabalhos que envolvam as temáticas do Ensino de Sociologia, Ciências Sociais e Educação, Cultura e imaginário poético, bem como Complexidade & Educação.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Batista, O. A. (2021). ANÁLISE DOS DESEMPENHOS DE CANDIDATOS DO ENEM EM QUESTÕES DE SOCIOLOGIA. E-Mosaicos, 10(23), 107–130. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.55041

Edição

Seção

ARTIGOS