ENTRE A MEMORIZAÇÃO E A INTERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Guilherme Baumann Achterberg Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Gall Centa Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52885

Palavras-chave:

Ensino-médio, estilos de aprendizagem, condutas escolares, aprendizagem escolar

Resumo

Neste trabalho, é apresentado uma pesquisa sobre as condutas dos estudantes no que se refere à situações escolares de aprendizagens, com base no conceito de atitudes de Coll et al (2000) e Ajzen e Cote (2008) e também por meio dos estilos de aprendizagem, com base em Huizar (2009). A pesquisa tem caráter empírico, qualitativo e responde a seguinte questão de pesquisa: Quais as principais condutas que os estudantes manifestam em relação a situações de aprendizagem? Os resultados são apresentados em duas categorias que são construídas a partir das informações coletadas com estudantes do ensino médio. A análise ocorreu com base na Teoria Fundamentada nos Dados, aqui adaptada ao nosso contexto de pesquisa (TAROZZI, 2011). A memorização junto da realização de exercícios, o receio de errar e a preferência por interações foram os elementos que mais emergiram dos discursos, apontando para a necessidade da organização de aulas de forma articulada aos perfis dos estudantes. Conclui-se também que as condutas dos estudantes variam em função de outros elementos além de aspectos da personalidade, como por exemplo os componentes curriculares e os conteúdos abordados nas aulas.

Biografia do Autor

Guilherme Baumann Achterberg, Universidade Federal de Santa Maria

Guilherme Baumann Achterberg
Estudante do curso de Química Licenciatura da UFSM/RS
Integrante do Grupo de Pesquisa ''Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores'' (INOVAEDUC)

Fernanda Gall Centa, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/CE/UFSM.
Mestra em Ensino de Física - PPGEMEF/UFSM

Eduardo Adolfo Terrazzan, Universidade Federal de Santa Maria

Docente no curso de licenciatura em Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação, é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria/RS. Atua como coordenador/líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções "Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” INOVAEDUC.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Achterberg, G. B., Centa, F. G., & Terrazzan, E. A. (2021). ENTRE A MEMORIZAÇÃO E A INTERAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 10(23), 85–106. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52885

Edição

Seção

ARTIGOS