O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA: A ÓTICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52431

Palavras-chave:

Prática docente, Metodologias de ensino, Ensino Médio.

Resumo

Objetiva-se compreender a atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ambiente escolar na perspectiva dos discentes da educação básica. A investigação caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando um questionário on-line, produzido pelo Google Formulários, em dezembro de 2019, a 46 estudantes que participaram das atividades desenvolvidas pelo subprojeto multidisciplinar Biologia e Química/UAB, em duas escolas no município de Jaguaribe/CE. Dos achados, destacamos que os estudantes escolares reconhecem a importância do PIBID, principalmente quando se refere a diversificação das estratégias e recursos didáticos utilizados durante as atividades, além de que os conhecimentos adquiridos se exacerbam a utilização dos muros escolares, trazendo consigo a contextualização do ensino, bem como a proximidade de relação professor-aluno. Ademais, são esses fatores que discentes sentirão falta com a finalização do programa no lócus de investigação. Deste modo, aqui reafirmamos o PIBID como uma ressignificação da prática docente, pautada nos quesitos didático-pedagógicos e nas relações interpessoais no contexto escolar.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutorando em Educação (PPGE/UECE). Mestre em Ciências Fisiológicas (UECE). Coordenador de área do subprojeto PIBID. Docente da FAEC/UECE.

Francisco Eldefábio Freire Nunes, UECE

Bolsista de iniciação a docência. Licenciando em Ciências Biológicas (BioEaD/UECE/UAB). eldefabio.nunes@aluno.uece.br

Germana Costa Paixão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutorando em Microbiologia Médica (UFC). Mestre em Patologia (UFC). Coordenadora do curso de Ciências Biológicas a distância (BioEaD/UECE/UAB). germana.paixao@uece.br

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Menezes, J. B. F. de, Nunes, F. E. F., & Paixão, G. C. (2021). O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA: A ÓTICA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. E-Mosaicos, 10(23), 376–389. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.52431

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA