RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Monique da Silva Santana
  • Beatriz Almeida Quintanilha
  • Carla Cordeiro Marçal y Guthierrez

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.51607

Palavras-chave:

Recursos Pedagógicos, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada, Educação Inclusiva, Educação Básica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de estágio interno complementar desenvolvido na perspectiva inclusiva na Educação Básica. Constrói-se produtos que favorecem o aprendizado dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Valoriza-se o currículo do ano de escolaridade onde o estudante está inserido, as demandas que surgem e as potencialidades a serem desenvolvidas. O projeto “Recursos de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa e Ampliada na perspectiva da Educação Inclusiva” consta com 38 produtos e vêm contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes com e sem deficiências e/ou transtornos.

Biografia do Autor

Monique da Silva Santana

Estudante do curso de ciências biológicas da UERJ e Bolsista do projeto Projeto "Recursos de tecnologia Assistiva (TA) e comunicação alternativa e ampliada (CAA)".

Beatriz Almeida Quintanilha

Estudante do curso de Biologia da UERJ e bolsista do Projeto de Extensão Universitária “Formação Continuada de Professores no Uso da Comunicação Alternativa”.

Carla Cordeiro Marçal y Guthierrez

Pedagoga. Doutoranda em Educação - Proped/UERJ. Professora Assistente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Departamento do Ensino Fundamental /Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Santana, M. da S., Quintanilha, B. A., & Marçal y Guthierrez, C. C. (2021). RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. E-Mosaicos, 10(25), 94–101. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.51607

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA