EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EJA: UMA ANÁLISE DA OFERTA DO PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS NA BAHIA

Autores

  • Jocemara Nascimento Santos Instituto Federal Baiano
  • José Humberto da Silva UNEB- Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51266

Palavras-chave:

Educação Profissional, Rede federal de ensino, PROEJA

Resumo

A Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos são o “chão” que sustenta o Proeja. A EJA se configura enquanto campo de estudo fértil e acolhe um público composto em parte por trabalhadores que, impulsionados pela necessidade de sobrevivência, não completaram os estudos no período previsto como o regular. A Educação Profissional, após o Decreto 5.151/04, ganhou fôlego ao ser pensada em conjunto com o Ensino Médio, para atender a uma demanda urgente que é a formação da classe trabalhadora, pois estes mesmos trabalhadores (jovens e adultos) necessitam de uma formação intelectual que vem sendo discutida há décadas. A relação dos sujeitos desta modalidade de ensino com o mundo do trabalho e a proeminente necessidade de oferecer à classe trabalhadora uma formação unitária (unindo ensino técnico e propedêutico) direcionaram o objetivo deste artigo que pretende analisar a formação profissional ofertada na Bahia pelos Institutos Federais (IF Baiano e IFBA), mediante o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Pretende-se, a partir de uma revisão de literatura e análise documental, retomar os conceitos do ensino integrado e da educação profissional, além disso, consultar fontes, como os editais lançados pelo IFBAIANO e IFBA nos últimos anos (2015-2019) que descrevem cursos ofertados e número de vagas, por fim analisaremos também a situação atual dessa oferta no presente ano.

Biografia do Autor

Jocemara Nascimento Santos, Instituto Federal Baiano

Licenciada  em Letras Espanhol, Mestranda em Educação de Jovens e Adultos. Leciona Português e Espanhol no Instituto Federal Baiano.

José Humberto da Silva, UNEB- Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Unicamp.  Prof. Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (UNEB/MPEJA). Líder do Grupo de Pesquisa Formação, Trabalho e Identidades (FORTIS)- Orientador

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Santos, J. N., & Silva, J. H. da. (2020). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A EJA: UMA ANÁLISE DA OFERTA DO PROEJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS NA BAHIA. E-Mosaicos, 9(22), 15–29. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51266

Edição

Seção

ARTIGOS