‘PRÁTICASTEORIAS’ EM ‘CONVERSAS’ FORMATIVAS NO ‘LUGAR VIRTUAL’

Autores

  • Marcelo Ferreira Machado Universidade do Estado Do Rio de Janeiro
  • Maria Cecilia Castro Universidade Federal Fluminense
  • Renata Rocha Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thamy Lobo Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50380

Palavras-chave:

Ciberespaço, Conversa, Currículo, Cotidianos, Redes Educativas.

Resumo

Este artigo parte da necessidade, no tempo presente, de afirmar a importância dos usos de mídias sociais coletivas e os modos de criação que têm emergido de diferentes sujeitos, das mais diversas redes educativas em ‘espaçostempos’ cibernéticos. Esse “lugar virtual” se mostra em sua potência atualizadora, lócus fértil para a criação de ‘conhecimentossignificações’ e de ‘práticasteorias’ formativas e educativas para ‘discentesdocentes’, usuários dessas tecnologias. Trazemos para debate, também, as tentativas de regulação do currículo dito “oficial” que tem sido subvertida pelos currículos praticados (OLIVEIRA, 2012), como aposta possível para os encontros virtuais. Fazemos uso desse ‘espaçotempo’ virtual para realização das nossas ‘conversas’ (ALVES, 2018, MATURANA, 2001).

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Machado, Universidade do Estado Do Rio de Janeiro

Graduado em Geografia pela UFRJ, Mestre em Processos Formativos e Desigualdade Social/Educação, pela FFP/UERJ e Doutorando em Educação, pela UERJ. Professor da Rede Estadual e Particular do Rio de Janeiro.

Maria Cecilia Castro, Universidade Federal Fluminense

Professora Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni/UFF), graduada em Pedagogia (UERJ), Mestre em Educação (PROPED/UERJ), Doutoranda em Educação (PROPED/UERJ), Bolsista Capes (PROEX).

Renata Rocha, Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia (UERJ), Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras (IFRJ), Mestranda em Educação (PPGEDU/UERJ). Bolsista Capes/DS.

Thamy Lobo, Faculdade de Formação de Professores/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Revisora e Docente na Associação Beneficente São Martinho, graduada em Letras (Universidade da Cidade), Mestranda em Educação (PPGEDU/UERJ).

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Machado, M. F., Castro, M. C., Rocha, R., & Lobo, T. (2022). ‘PRÁTICASTEORIAS’ EM ‘CONVERSAS’ FORMATIVAS NO ‘LUGAR VIRTUAL’. E-Mosaicos, 11(26), 120–142. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50380

Edição

Seção

ARTIGOS