A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS E AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA ENCONTRADAS NESSE PROCESSO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50340

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Metodologias de Alfabetização, Dificuldades, Ensino Fundamental.

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é levantar as dificuldades dos alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental I, encontradas durante o processo de alfabetização no que se refere especificamente à aprendizagem da leitura e escrita. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o estado da questão e uma pesquisa qualitativa organizada na forma de um grupo focal, para levantar diretamente, com seis professores que atuam no 3º ano de três escolas da Prefeitura Municipal de Santos, as dificuldades relatadas sobre os alunos que afetam negativamente a sua aprendizagem da leitura e da escrita. Durante os grupos focais com os professores, foi possível constatar quatro categorias que nortearam o trabalho no que compete ao levantamento das dificuldades encontradas por professores e alunos durante o processo de alfabetização, sendo elas a formação docente, a relação escola x família, o fracasso escolar e a aprendizagem dentro da alfabetização, além do letramento. Tais categorias foram analisadas à luz da análise de conteúdo e relacionadas com a minha prática docente.

Biografia do Autor

Sumaya Pimenta de Castro, UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - UNIMES

Mestre em Práticas Docentes no Ensino Fundamental pela UNIMES, Pedagoga, Psicopedagoga, Professora da UME Leonardo Numes (rede municipal de Santos),

Abigail Malavasi, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Professsora do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental - UNIMES; professora e coordenadora do Curso de Psicologia da UNIMES; Baixarel e Licenciada em Psicologia; Pedagoga; Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP; Doutora em Educação (UNICAMP)

Gerson Tenório dos Santos, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Professor e coordenador do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental - UNIMES; professor do Curso de Psicologia e do Pós-Graduação EaD da UNIMES; baixarel e licenciado em Tradução e Interpretação - Português/Inglês; pedagogo; mestre e doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP)

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Castro, S. P. de, Malavasi, A., & Santos, G. T. dos. (2020). A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS E AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA ENCONTRADAS NESSE PROCESSO. E-Mosaicos, 9(22), 104–119. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50340

Edição

Seção

ARTIGOS