A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS E AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA ENCONTRADAS NESSE PROCESSO.

Sumaya Pimenta de Castro, Abigail Malavasi, Gerson Tenório dos Santos

Resumo


O objetivo principal desta pesquisa é levantar as dificuldades dos alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental I, encontradas durante o processo de alfabetização no que se refere especificamente à aprendizagem da leitura e escrita. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o estado da questão e uma pesquisa qualitativa organizada na forma de um grupo focal, para levantar diretamente, com seis professores que atuam no 3º ano de três escolas da Prefeitura Municipal de Santos, as dificuldades relatadas sobre os alunos que afetam negativamente a sua aprendizagem da leitura e da escrita. Durante os grupos focais com os professores, foi possível constatar quatro categorias que nortearam o trabalho no que compete ao levantamento das dificuldades encontradas por professores e alunos durante o processo de alfabetização, sendo elas a formação docente, a relação escola x família, o fracasso escolar e a aprendizagem dentro da alfabetização, além do letramento. Tais categorias foram analisadas à luz da análise de conteúdo e relacionadas com a minha prática docente.


Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; Metodologias de Alfabetização; Dificuldades; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.50340

Direitos autorais 2020 Sumaya Pimenta de Castro


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: