O PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PADU) E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), CÂMPUS DE PORTO NACIONAL (2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50218

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DOCENTE, CURSINHOS POPULARES, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PADU, PROFESSOR REFLEXIVO.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a estrutura, operacionalidade e alcances formativos do Programa de Acesso Democrático à Universidade e Acompanhamento Pedagógico (PADU), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, na formação docente dos extensionistas. Sendo um curso preparatório para o ENEM e vestibulares, as atividades do programa para o desenvolvimento profissional dos professores em formação envolveram minicursos de formação pedagógica e para o ensino no contexto da Educação como prática social, assim como as atividades de regência que proporcionam a construção de saberes na linha de ação processual-orgânica. Os resultados formativos do programa foram produções didáticas e científicas, provenientes da prática reflexiva e ressignificações do ato educativo no âmbito dos cursinhos populares. Dessa forma, o PADU, como extensão universitária, mostra-se como indispensável para a formação de professores para atuar em ambientes educacionais além do ensino regular fundamental e médio.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Angelo, J. A. C., & Silva, J. Q. da. (2021). O PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PADU) E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), CÂMPUS DE PORTO NACIONAL (2019). E-Mosaicos, 10(25), 86–93. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.50218

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA