PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA INCLUSIVA

Autores

  • Cláudia Barreto Bezerra Universidade Federal de Goiás
  • Ana Flávia Teodoro Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50167

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação especial, Formação de Professores, Inclusão Escolar, Mediação Pedagógica.

Resumo

 

Resumo

O presente artigo  tem como objetivo relatar a prática de inclusão escolar e formação docente no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Apresenta  considerações atuais sobre a formação de professores para a educação especial nos cursos de licenciatura  e  o direito dos alunos com especificidades, ao desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação de todos. O trabalho desenvolvido é uma proposta coletiva de construção de um projeto de ensino envolvendo professores, alunos e os licenciandos da universidade como mediadores pedagógicos. Em uma dinâmica de trabalho colaborativo, os professores experientes e os futuros educadores acompanham o desempenho escolar de alunos com diferentes necessidades pedagógicas, ampliando metodologias que considerem os diferentes desenvolvimentos escolares. Obteve-se o destaque na valorização das potencialidades dos alunos e não das deficiências, concluindo que o diálogo entre os cursos de licenciatura e o ensino básico, com a inserção dos licenciandos em sala de aula e com formação docente específica, promove a inclusão e amplia a capacitação docente. 

Biografia do Autor

Cláudia Barreto Bezerra, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pedagoga e especialista em Educação Infantil pela Deutsche Montessori Gesellschaft/ Hamburg/Alemanha. Professora adjunta do Departamento Multidisciplinar de Pedagogia em dedicação exclusiva no CEPAE da Universidade Federal de Goiás e pesquisadora na área de Formação em Docência inclusiva, Educação e Saúde do Escolar.

Ana Flávia Teodoro Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora/Representante da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) na Faculdade de Educação e vice-coordenadora do Núcleo de Acessibilidade na Faculdade de Educação.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Bezerra, C. B., & Oliveira, A. F. T. (2022). PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO EM DOCÊNCIA INCLUSIVA. E-Mosaicos, 11(26), 40–53. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50167

Edição

Seção

ARTIGOS